Secretaria de Saúde realiza entrega de aparelhos auditivos em Nova Trento

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Trento, através do projeto Per Tutti, fez a distribuição de próteses auditivas em 2021 e, neste ano, em janeiro, já iniciou com a entrega de mais aparelhos auditivos. 

O projeto possui parceria com o Centro Auditivo de Jaraguá e a secretária de Saúde, Marineidi Montibeller, ressalta que a pretensão da secretaria é zerar a fila do município em 2022. 

Segundo a secretaria, todos os pacientes com queixas relacionadas à audição, são avaliados previamente pela equipe médica ou de enfermagem da Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua localidade e, posteriormente, são encaminhados para a equipe de fonoaudiologia.

Após avaliação fonoaudiológica, de acordo com os critérios previamente estabelecidos pelo Estado, os pacientes são inseridos na fila da regulação do serviço de saúde auditiva do Estado (Otovida).

Seguindo a mesma classificação de ordem da fila organizada pelo estado e objetivando reduzir o tempo de espera daqueles pacientes que não são classificados como urgência ou emergência e, que aguardam um período muito grande na fila, a secretaria optou em dar continuidade à compra e entrega dos aparelhos auditivos para os pacientes que aguardam há muito tempo na fila.

Após a entrega, este paciente é retirado da fila de espera do Estado e acompanhado mensalmente pela equipe do Centro Auditivo de Jaraguá, na Academia de Saúde do município.

 

Deficiência auditiva

 

Segundo as fonoaudiólogas Maysa Santos e Rafaela Amorim, a deficiência auditiva é uma das dificuldades que mais atingem a população e uma das mais incapacitantes, podendo ser causada por diversos fatores, inclusive o envelhecimento. 

“Além da dificuldade para ouvir, o indivíduo também pode apresentar prejuízo na comunicação e cognição, isolamento social, integridade pessoal, depressão, gerar insegurança e solidão, que podem impactar a qualidade de vida”, explicou Maysa. 

“Por isso, é fundamental a avaliação e acompanhamento fonoaudiológico em todas as faixas etárias, desde do recém nascido ao idoso”, complementou a fonoaudióloga Rafaela.