Defesa Civil divulga previsão do tempo para o próximo trimestre de 2022
A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), por meio da Coordenadoria de Defesa Civil de Nova Trento, divulga o boletim com a previsão climática para o próximo trimestre, referente aos meses de fevereiro, março e abril de 2022, que aponta para chuvas abaixo da média no estado.
Nas regiões do centro leste como o Litoral Norte, Vale do Itajaí, Planalto Norte e parte da Grande Florianópolis, a previsão é de chuva mais volumosa, que nas demais regiões, devido à maior disponibilidade de umidade e circulação marítima.
Nos meses de verão e transição para outono, a chuva em Santa Catarina é provocada pela convecção (aquecimento diurno) e pela passagem de frentes frias. Este ano, entretanto, com a influência do fenômeno La Niña, previsto para durar até o outono deste ano, a chuva no Estado pode ocorrer principalmente pela convecção, já que os sistemas frontais ou frentes frias acabam por ser menos frequentes nestas condições.
Por isso, em especial no mês de fevereiro, ainda deve-se permanecer com chuva irregular e mal distribuída que, frequentemente, ocorre acompanhada dos temporais, típicos da estação de verão, quando podem ocorrer volumes altos em curto espaço de tempo, rajadas fortes de vento, raios e granizo.
Vale ressaltar que nesta época do ano são esperados volumes de chuva entre 200 e 250 mm em fevereiro, na região do Litoral. Ainda, destaca-se que há a tendência normal da diminuição dos volumes de chuva entre os meses de março e, principalmente, abril, onde a variação será entre 100 e 150mm.
Desta forma, assim como foi observado em fevereiro de 2021, poderá ocorrer eventos de chuva volumosa no Litoral e Vale do Itajaí, devido a eventos de circulação marítima e influência de médios níveis da atmosfera, que resultaram em deslizamentos, alagamentos e enxurradas.
No caso da temperatura para o trimestre, é esperado que fique acima da média no estado.