Junta de Serviço Militar de Nova Trento informa período de alistamento

A Junta de Serviço Militar de Nova Trento comunica que o período do alistamento em 2022 será de 1º de janeiro até 30 de junho. Os jovens do sexo masculino que fazem 18 anos até 30 de dezembro de 2022 devem se alistar. 

 

As inscrições podem ser feitas pelo site www.alistamento.eb.mil.br. Para o alistamento online, é necessário ter em mãos o CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato pode acompanhar os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro. 

 

Para quem não tem acesso à internet, a inscrição deve ser feita na Junta do Serviço Militar do município, de segunda a sexta, das 07h às 13h, na Casa da Cidadania. Para dúvidas ou mais informações, ligue no (48) 3267-3277. Nesse caso, o jovem deve apresentar a certidão de nascimento ou prova equivalente e comprovante de residência ou declaração firmada por ele.

 

Já para quem mora no exterior, é necessário dirigir-se à repartição consular com a certidão de nascimento, comprovante de residência e documento oficial com foto.

 

CASOS ESPECIAIS

 

Em alguns casos, o alistamento só pode ser feito presencialmente. É a situação do jovem que for arrimo de família, ou seja, o único responsável pelo sustento da família. Nessa situação, o jovem deve apresentar um requerimento pedindo dispensa de incorporação e também apresentar documentos que comprovem sua condição de arrimo.

 

Outra situação é para os jovens que se enquadrem na condição de pessoa com deficiência. De acordo com o Ministério da Defesa, para solicitar a dispensa o “portador de necessidade especial física aparente, entregará requerimento solicitando isenção do serviço militar e atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo CID, que é a Classificação Internacional de Doenças”.

 

Caso a pessoa não tenha condição de comparecer à Junta do Serviço Militar por incapacidade absoluta, poderá ser representada por tutor ou curador.

 

NOME SOCIAL

 

A legislação prevê ainda a possibilidade de o jovem se alistar com o nome social. Nesse caso, ele deve se dirigir à Junta Militar com a certidão de nascimento ou equivalente, comprovante de residência, documento oficial com foto e requerimento para uso de nome social.