Projeto Equipes de Escuta é implantado nas escolas municipais

O Projeto Equipes de Escuta tem como objetivo desenvolver o protagonismo infanto-juvenil para contribuir para um clima escolar positivo. Foi implantado em todas as escolas municipais de Nova Trento e conta com dois alunos de cada ano escolar do Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º ano), com exceção da escola Escola Municipal de Educação Básica Padre José da Poian onde os membros são do 4º e 5º ano.

Os educandos da equipe têm supervisão e capacitação com a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação Yasmin Sauer Machado.

As Equipes de Escuta se constituem como uma estratégia de enfrentamento das dificuldades do dia a dia para aprimorar as relações interpessoais, auxiliar os estudantes a lidarem melhor com suas emoções e diminuir a agressividade e a prática do bullying no ambiente escolar.

Os alunos acolhem individualmente os colegas que desejam conversar e também escutam o coletivo. Nesse momento, com o grupo é realizada uma autoavaliação da turma para coleta de sugestões de melhorias para a escola e ideias de novos projetos que consideram importantes para debates em sala de aula.

Também é disponibilizada uma caixinha para as crianças e adolescentes que não se sentem à vontade para falar sobre o seu problema pessoalmente poderem escrevê-lo sem se identificar. Por fim, a Equipe de Escuta também realiza o “Recreio Monitorado”, trazendo brincadeiras e muita diversão para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.