Cras se prepara para iniciar as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, através do Centro de Referência de Assistência Social Cátia Marchiori, informam que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) já tem data para o retorno de suas atividades e encontros presenciais.

O SCFV está previsto para iniciar com o retorno das escolas municipais. Os primeiros encontros acontecerão no dia 23 de fevereiro para as crianças de 06 até 11 anos e no dia e 25 de fevereiro para os adolescentes, de 12 até 17 anos.

No início de março, os técnicos do CRAS visitarão os usuários já cadastrados e que já participam do serviço. Essa visita será de acolhimento, orientação e apresentação da nova equipe para as famílias. Esse momento também será importante para termos a confirmação da participação do usuário no serviço.

Caso você ou seus filhos tenham interesse em participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o responsável familiar pode se dirigir ao CRAS para efetuar o cadastro.

Ressaltamos que o serviço é prioritário para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou que vivenciam alguma situação de vulnerabilidade social.

Sobre o SCFV

É ofertado no CRAS para crianças e adolescentes com faixa etária de 06 a 17 anos, e tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, promovendo a integração e a troca de experiência entre os participantes, valorizando assim o sentido da vida coletiva.

Organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas e vivências culturais, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária, buscando sempre promover o acesso a informações sobre direitos e participação cidadã.

Ele é desenvolvido no contra turno escolar, uma vez por semana e paralelamente são desenvolvidas oficinas e realizado o trabalho social com as famílias das crianças e adolescentes que frequentam o serviço.

Em 2020, o SCFV aconteceu de maneira remota, através de visitas domiciliares semanais e atendeu uma média de 56 crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade ou risco social. Em 2021, o CRAS terá capacidade de atender os beneficiárias seguindo seguidos protocolos sanitários de prevenção ao Covid-19.