Vacinação: Campanha de prevenção a Poliomielite e Multivacinação
As Campanhas Nacionais de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das Crianças e dos Adolescentes menores de 15 anos de idade e, contra a Poliomielite em crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade, serão realizadas no período de 05 a 30 de outubro, sendo 17 de outubro, o dia de divulgação e mobilização nacional.
A multivacinação é uma estratégia onde em um único momento são oferecidas à população-alvo várias vacinas, facilitando assim a ida dos pais ou responsáveis ao serviço de saúde para atualização da caderneta das crianças e dos adolescentes, garantindo assim a proteção contra diversas doenças imunopreveníveis, melhorando também as coberturas vacinais no país.
A importância da realização desta estratégia é garantir o controle e eliminação das doenças imunopreveníveis. O envolvimento das três esferas de gestão nas ações de imunização tem confirmado resultados exitosos, a exemplo da eliminação da pólio e da rubéola e síndrome da rubéola congênita.
Simultaneamente à realização da Campanha de Multivacinação, ocorrerá a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que tem como público-alvo as crianças a partir de 12 meses a menores de 5 anos de idade, estimadas em um total de 11.282.424 crianças, sendo a meta de vacinação de, no mínimo, 95% dessa população, para manter o país livre da poliomielite.
Esta Campanha será realizada de forma indiscriminada para as crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade, que serão vacinadas com a vacina oral poliomielite (VOP).
Vale destacar que as crianças menores de 12 meses de idade terão sua situação vacinal para poliomielite atualizada durante a Campanha de Multivacinação, com a vacina inativada poliomielite (VIP).
A operacionalização das ações de vacinação e a organização do processo de trabalho das equipes de saúde serão realizados mediante a adoção das medidas de proteção já recomendadas pelo Ministério da Saúde para minimizar o risco de disseminação da COVID-19 nesse processo.
Local: UBS Madre Paulina (Centro)
Data: 05 a 30 de Outubro (dia 17/10 – Dia “D”)
Horário: De segunda a sexta-feira – das 8h às 19h (aberto para almoço)
Importante: Favor comparecer a unidade munidos de Carteira de Vacinação e Cartão do SUS.
Publicação: Marcelo Pinto e Silva – Assessor de Imprensa. Informações: Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário