Vencedores da etapa neotrentina da Olimpíada de Língua Portuguesa são conhecidos
Trabalhos selecionados representarão o município na fase estadual do concurso
Ação integrante do programa Escrevendo o Futuro, a 6ª Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa teve os vencedores da etapa municipal de Nova Trento conhecidos na última semana. A edição deste ano tem como tema “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local.
O concurso, que é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), é disputado em cinco categorias. Uma delas é Poema, que teve o trabalho “Cidadezinha trentina”, de Alana Caroline Marchi, como o melhor avaliado. Em Memórias Literárias, foi selecionado o texto “A árvore que chora”, de Larini Tomasoni da Silva. Já em Crônica, a ganhadora foi Helena Mazera, com “Ruas de barro”.
Em Documentário, novidade nesta edição da Olimpíada, foi escolhido o audiovisual “Turismo no bairro Vígolo”, produzido pelo trio Kamily Vitoria Martins, Leonarda Mesquita da Silva e Eduarda Hoff dos Santos. Carlos Eduardo da Silva, com “Lugar de valor”, foi o vencedor na categoria Artigo de Opinião. Todas as produções foram analisadas de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento do concurso.
Os trabalhos foram avaliados pela Comissão Julgadora Municipal na última quarta-feira (28) e, os selecionados, representarão Nova Trento na fase estadual. A comissão foi composta por Jonas Cadorin, Mari do Carmo Tridapalli Facchini, Vanessa Celis Ruberti e Maria Salete Daros de Souza, além da representante da Coordenadoria Estadual, Marilene Carrano Barros Melara, e da Diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Nova Trento, Fabiana Marchiori.
A Coordenadora Municipal da Olimpíada, Tamires Leite Merizio, destaca a grande participação das escolas de Nova Trento e, em nome da Secretaria de Educação, parabeniza a todos os alunos e professores envolvidos pelos belíssimos textos enviados. Conforme ela explica, as atividades começaram ainda maio, com oficinas em sala de aula, e, em agosto, foram formadas as comissões julgadoras de cada escola para a seleção dos melhores textos para a disputa da etapa municipal. Confira abaixo os trabalhos selecionados.
Categoria: Poema
Título: Cidadezinha trentina
Escola: EEB Francisco Mazzola
Aluna: Alana Carolina Marchi
Professora: Anni Kerulini Amorim Schmitz
Diretora: Sandra Regina Pinot Costa
Categoria: Memórias Literárias
Título: A árvore que chora
Instituição: EEB Francisco Mazzola
Aluna: Larini Tomasoni da Silva
Professora: Ana Carolina Dias
Diretora: Sandra Regina Pinot Costa
Categoria: Crônica
Título: Ruas de barro
Instituição: EEB Francisco Mazzola
Aluna: Helena Mazera
Professora: Ana Carolina Dias
Diretora: Sandra Regina Pinot Costa
Categoria: Documentário
Título: Turismo no bairro Vígolo
Instituição: EEB Francisco Mazzola
Alunas: Kamily Vitoria Martins, Leonarda Mesquita da Silva e Eduarda Hoff dos Santos
Professora: Sabrina Manon Arteiro Meoqui
Diretora: Sandra Regina Pinot Costa
Categoria: Artigo de opinião
Título: Lugar de valor
Escola: EEB Francisco Mazzola
Aluno: Carlos Eduardo da Silva
Professora: Jucilene Machado Marchiori
Diretora: Sandra Regina Pinot Costa