Nova Trento conta com grupo de apoio para cessar tabagismo

Equipe multidisciplinar da Saúde auxilia pessoas que desejam parar de fumar

  

A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, informa que, retomou, nesta terça-feira (14) o grupo de apoio para cessação do tabagismo no município. A ação integra o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, que conta com a participação de mais de 600 mil pessoas em todo o país que desejam parar de fumar. 

Em Nova Trento o trabalho é desenvolvido pelos profissionais da Estratégia da Família, médico, enfermeira e odontologista, em parceria com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que conta com psicóloga, farmacêutica, fonoaudióloga, educadora física e nutricionista. O grupo terá dez encontros, realizados de forma semanal, quinzenal e mensal, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. 

Para este grupo as inscrições já estão encerradas, porém todos que desejam parar de fumar podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência ou a agente comunitária de Saúde e informar seu interesse em participar do programa”, explica a coordenadora do grupo, enfermeira Daniela Antonio Francisco.

 

Informações do Ministério da Saúde sobre o tabagismo:

 

  • 31 de maio: Dia Mundial Sem Tabaco – Foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo.
  • Amplamente reconhecido hoje como doença crônica gerada pela dependência da nicotina, estando por isso inserido na Classificação Internacional de Doenças (CID10) da OMS: o usuário de produtos de tabaco é exposto continuamente a mais de 4 mil substâncias tóxicas, muitas delas cancerígenas.
  • O tabagismo é o mais importante fator de risco isolado de doenças graves e fatais. Os fumantes correm risco muito mais elevado de adoecer por câncer e outras doenças crônicas do que os não-fumantes.
  • Ao parar de fumar, o risco de doenças diminui gradativamente e o organismo do ex-fumante se restabelece.
  • Após 20 minutos do último cigarro, a pressão sanguínea diminui, as batidas cardíacas voltam ao normal e a pulsação cai. Após 8 horas sem cigarro, o nível de oxigênio no sangue pode chegar aos níveis de uma pessoa não-fumante.
  • Após 24 horas, os pulmões já conseguem eliminar o muco e os resíduos da fumaça. Dois dias depois, é possível sentir melhor o cheiro e o gosto das coisas. Após duas semanas, melhora a circulação, tosse, congestão nasal, fadiga e falta de ar.
  • Após um ano, o risco de doença cardíaca cai pela metade.
  • Após 5 anos, o risco de ter câncer de pulmão também reduz 50%.