Secretaria de Saúde define novo cronograma de atendimentos médicos nas UBS

Após o rompimento do contrato de Cuba com o programa brasileiro Mais Médicos, anunciada oficialmente na terça-feira, 20 de novembro, deste ontem, os médicos cubanos Osniel Jesus Alonso Iglesias (atendia no Besenello), Yohandra Maria Busot Llerena (atendia no Aguti/Pitanga) e Liudimilla Adriana Cambara Diegues (atendia Claraíba) deixaram as unidades que atuavam. Por este motivo, a Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento definiu um novo cronograma de atendimentos médicos nas Unidades Básica de Saúde para atender a população neotrentina.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Maxiliano de Oliveira, todas as unidades contarão com atendimento médico, que será efetuado pelos médicos brasileiros, que já na atuam na ESF – Estratégia de Saúde da Família –, Hélio Sandoval Barborsa Filho e Zenildo Ribeiro de Souza. O novo cronograma prevê carga horária média de um a dois dias em cada unidade, para que desta forma, todas sejam atendidas. “Neste período, solicitamos a comunidade que tenha paciência e compreenda a atual situação. Por este motivo, pedimos que continuem procurando a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para consultas e demais trâmites, pois as enfermeiras das unidades orientarão como proceder”, informa Oliveira.

O secretário ressalta que neste período, o pronto-socorro do Hospital Municipal Imaculada Conceição, no Centro, continua com a prioridade de atender urgência e emergência. “Neste momento é importante que os munícipes não se esqueçam disso, pois todos casos que não se enquadram nestes critérios serão encaminhados junto as UBS”, acrescenta Max.

Sobre Programa Mais Médicos em Nova Trento

Em dezembro de 2013, o município de Nova Trento recebeu pela primeira vez médicos cubanos vinculados ao Mais Médicos. Com a adesão ao programa, do início de 2014 até o mês de novembro de 2016, os médicos Yanier Penã Morales e Yanisleidi Blanco Quintana atuaram na Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento.

Após este período, há um ano de nove meses aproximadamente o município passou a contar com os atendimentos dos médicos Osniel Jesus Alonso Iglesias, Yohandra Maria Busot Llerena e Liudimilla Adriana Cambara Diegues. Para o secretário Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, Maxiliano de Oliveira, o período em que os médicos atuaram no município e no Brasil foi extremamente positivo, tendo em vista, o foco em atendimento humanizado, prevenção e educação em saúde. “São profissionais comprometidos socialmente com a comunidade, são pontuais, assíduos e atenciosos. Foi um excelente experiência contar com eles em nosso município”, conclui Max.

O programa ‘Mais Médicos’ foi instituído pela medida provisória nº 621 e sancionado na Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, com intuito de promover melhorias dos atendimentos aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde.