Projeto Inclusão Além da Escola finalizam com plantio

Após sete meses de encontros e ações mensais, o projeto ‘Inclusão Além da Escola’ promovido pelo CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Padre Rossi –, no Centro, chega ao fim, com a certeza de que a proposta atingiu os objetivos de romper com preconceitos e aproximar as crianças dos idosos e de pessoas com deficiência. Os últimos encontros ocorrem nos dias, 18, 19 e 23 de outubro, com o plantio de flores e plantas nas sedes das entidades participantes e também no CMEI, como uma forma simbolizar a vida e a alegria que floresceram a partir do projeto.

 

Durante este período, crianças de seis turmas de pré-escolar tiveram a oportunidade de conhecer e se aproximar dos idosos do Lar Olindina Kammer (São João Batista), das irmãzinhas da Casa de Oração Madre Paulina e dos alunos da Apae de Nova Trento. Os encontros mensais contaram com duração de 30 a 45 minutos, uma temática específica a cada mês, apresentados por meio de cantigas, dramatizações, contação de histórias, relatos da vida diária com roda da conversa, além de diversas brincadeiras.

 

Para a diretora da Apae, Adriana Carla, os encontros proporcionaram uma nova perspectiva, a de pensar, de inclusão de sob um novo aspecto. “Projetos com esta essência farão com que num futuro próximo, as diferenças não sejam mais obstáculo para a interação entre as pessoas”, afirma. Os resultados, já são percebidos em casa, pela família, como destaca a mãe e servidora pública, Pamela Freese Dalsasso. “Foi lindo e muito produtivo para nossas crianças. Como mãe, sei os resultados positivos que causou no modo do meu pequeno pensar e agir”, compartilha.

 

Larissa Battisti, também é mãe de uma aluna participante e aprovou a iniciativa.“Um projeto que deu um resultado positivo nas crianças. Parabéns a todos que se empenharam neste lindo projeto”, acrescenta. Para a professora Mirieli Demonti o projeto representou um ciclo muito importante, que segundo ela, se encerrou com chave de outubro. Para a diretora do Lar Olindina Kammer, Marli Pera Mazera, receber todos os meses as crianças e a equipe do CMEI foi muito importante para os idosos acolhidos no lar e também para a própria entidade. “Agradeço a todos os envolvidos no projeto Inclusão Além da Escola, à Secretaria Municipal de Educação, a direção do CMEI, professoras, crianças e pais. Parabéns e gratidão a todos os envolvidos”, ressalta Marli.

 

A ex-presidente do Conselho Escolar do CMEI, Graciela Darós Piffer, que atuou na elaboração e acompanhamento do projeto, revela que os momentos foram marcados por muita emoção a cada encontro. “Me emocionei muito a cada encontro e todos ficarão guardados em meio coração”, revela. Ela destaca que o incentivo da equipe do Conselho Escolar, o apoio dos pais, e a acolhida das entidades foi fundamental para o sucesso do projeto. “Peço aos pais que não deixem esse projeto adormecer dentro de seus filhos. Visitem, agora em família, estas instituições, pois as portas estão abertas”, conclui.

 

Apesar do término do projeto, a pedido da direção da Apae, haverá mais um encontro no dia 14 de novembro, com um forma de agradecimento por parte dos alunos da escola às crianças do CMEI. Já no dia 24 de novembro, a unidade escolar promove a Festa da Família, uma confraternização reunirá as famílias das crianças que frequentam o CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Padre Rossi –, além disso, as três entidades participantes do projeto também serão convidadas a prestigiar.

 


Sobre o projeto


O projeto ‘Inclusão além da Escola’ foi uma inciativa partiu do Conselho Escolar e da APPA – Associação de Pais, Professores e Atendentes da unidade, que perceberam a necessidade de promover ações que contribuam para uma nova percepção das crianças para com este público. Os encontros iniciaram no mês de abril e seguiram até o mês de outubro, com encontros mensais.