1ª Parada de Conscientização Ambiental reúne comunidade no Aguti

A manhã desta sexta-feira, 21 de setembro, Dia da Árvore, foi marcado por momentos de reflexões na Escola Municipal de Educação Básica de Aguti durante a realização da 1ª Parada de Conscientização Ambiental. O evento teve o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação da natureza e propôs reflexões a partir do tema: “Meio Ambiente é Questão de Educação”.

Além de reunir alunos, professores, servidores da escola e autoridades, os moradores do distrito e pais dos estudantes compareceram e também prestigiaram a programação. De acordo com a diretora da escola, Tamires Leite, a participação da comunidade em ações como esta são de extrema importância, pois quando todos estão unidos em prol da mesma causa, é possível preservar e fazer uso consciente dos recursos naturais. “Agradeço imensamente os nossos parceiros, que não mediram esforços para que este dia acontecesse e a todos que prestigiaram. Foi um dia muito especial e importante para a escola, uma semente foi plantada”, destaca Tamires.

Sobre a programação

A programação teve início por volta das 8h30, com execução do hino nacional, a exibição de um vídeo e fala das autoridades municipais, entre elas, o prefeito Gian Francesco Voltolini, o secretário municipal de Educação, Luiz Carlos Orsi e do secretário de Cultura e Turismo, Salvio Osmar Tonini, seguida da apresentação de uma poesia.

Na sequência, o biólogo e membro da Apremant – Associação Neotrentina de Preservação do Meio Ambiente de Nova Trento – , Valentim Casset destacou a atuação da entidade, além de informações sobre a importância das árvores e reflexões sobre o consumo e as datas comemorativas, seguida do colega Jubal. Em seguida, ocorreram apresentações dos alunos e dos policiais que atuam na Polícia Militar Ambiental de Tijucas sobre os trabalhos desenvolvidos pela entidade, além de informações sobre a Mata Atlântica, a fauna e a flora.

O encerramento oficial do evento ocorreu por volta das 10h40, com a entrega de mudas de árvores e flores doadas pelos Supermercados Archer e pelo Viveiro de Mudas Meyer, do distrito de Aguti. O evento contou também com exposições de trabalhos realizados pelos alunos da escola com a temática ambiental, além da exposição de fotografias de aves de Nova Trento da Apremant.

A realização da 1ª Parada Ambiental contou com os seguintes parceiros: Polícia Militar Ambiental de Tijucas, Apremant – Associação Neotrentina de Preservação do Meio Ambiente de Nova Trento, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Supermercados Archer e Viveiro de Mudas Meyer.