Neotrentinos participam do Seminário do Desenvolvimento Turístico Municipal

A terça-feira, 18 de setembro, e a quarta-feira, 19, foram marcados pela participação de representantes do Poder Executivo Municipal no Seminário do Desenvolvimento Turístico Municipal promovido pela Fecam – Federação Catarinense dos Municípios –, em Santo Amaro da Imperatriz. Na oportunidade, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Salvio Osmar Tonini, a turismóloga, Debora Matté, e a assessora de imprensa, Marcia Peixe, acompanharam toda a programação que contou com temas atuais e relevantes para o segmento turístico catarinense.

 

De acordo com o secretário Salvio, o evento foi positivo, especialmente pela qualificação e experiência dos profissionais que participaram dos painéis e das conferências. Outro aspecto, importante foi verificar que Nova Trento está no caminho certo do desenvolvimento turístico municipal, pois diversos exemplos mencionados já foram postos em prática no município. “Confirmamos por meio do evento, que somos um município com um enorme potencial turístico, não só religioso, mas também cultural, esportivo e natural. Assim como os projetos que estão andamento e os já executados”, afirma Tonini.

 

O secretário acrescenta também que itens ligados a importância do Casdatur (cadastro do Ministério do Turismo de empreendimentos que atendem a demanda turística), a participação em uma Instância de Governança Turística (união de municípios que atuam de forma estratégica), a atuação em redes de colaboração com a iniciativa privada, as entidades reforçaram o anseio da Administração Municipal de seguir acreditando no turismo da cidade. “Fiquei muito feliz e tive a certeza de Nova Trento está vivendo um novo momento. Percebi que estamos a frente de muitos municípios, precisamos agora, olhar para todos estes potenciais e definir estratégias que nos possibilite mais avanços”, revela Salvio.

 


Sobre a programação

 

O evento teve início na manhã de terça-feira, 18, com a apresentação dos candidatos ao Governo do Estado sobre as ações prioritárias de incentivo ao turismo para o desenvolvimento do Estado. Na sequência, ocorreu o painel: Regionalização e Gestão do Turismo, com o diretor do Departamento de Ordenamento do Ministério do Turismo, Rogério Antonio Cóser, que apresentou sobre a ‘Metologia de Categorização dos Municípios e o Mapa do Turismo Brasileiro, seguido do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Rubens Walendowsky, que destacou a importância das Instâncias de Governança e a implementação do Conselho Municipal de Turismo, do Plano Municipal de Turismo e do Fundo Municipal de Turismo.

 

No período da tarde, ainda terça-feira, a programação seguiu com o painel: ‘Turismo e a Comunidade’, com a consultora independente do Iphan/Unesco, Vanessa Maria Pereira e Robson Jean Back, prefeito do município de São Martinho-SC, sobre o tema ‘Território e Identidade’. Em seguida, a conferência ‘Turismo Criativo’ com Yolanda Flores e Silva, docente, pesquisadora em Saúde e Antropologia, que atua em pesquisas voltadas as ‘redes e organizações comunitárias’, destacou um case que transformou uma região periférica de Portugal, a partir de iniciativas criativas e dos envolvimento comunitário.

 

Depois da conferência, o seminário prosseguiu com o quarto painel: “Meio Ambiente e o Turismo”, com as apresentações sobre: ‘Ecoturismo e as Unidades de Conservação – A experiência da Rota do Aguaí’, com Paulo Cadallora, presidente do Instituo Aloatta, ‘Agroturismo: alternativa para a preservação e conservação do meio ambiente’, com engenheira agrônoma da Epagri, Lucilene Assing, que apresento o projeto Acolhida na Colônia e Rafel Freitag, presidente da Confederação Brasileira dos Esportes Populares – Anda Brasil, que destacou os ‘Circuitos de Caminhadas’.

 

Já na quarta-feira, dia 19, o evento apresentou o painel: ‘Regionalização e Gestão do Turismo’, com o lançamento do Programa Turismo em Números da Fecam, a participação de Felipe Castro de Couto, gerente de planejamento do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – sobre o BRDE Protur – Programa de Fortalecimento do Turismo: Linhas de financiamento para o Setor Público e Privado. Na sequência, ocorreu uma roda de conversa com os municípios pilotos dos Novos Portais de Turismo da Fecam e o evento encerrou com a conferência: Inovação no Turismo: Oportunidades para as cidades, com Alexandre Biz.