Setembro Amarelo: É preciso falar sobre a prevenção do suicídio
O mês de setembro é marcado pela campanha ‘Setembro Amarelo’, que tem o objetivo de alertar a população os altos índices de suicídio no Brasil e no mundo e como estes casos podem ser evitados. Entre as ações realizadas em todo o país, estão: a identificação de locais públicos pela cor amarela e divulgação de informações sobre o tema.
De acordo com os dados do CVV – Centro de Valorização da Vida – (Associação Civil sem fins lucrativos e filantrópica de São Paulo), que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio, morrem por dia 32 brasileiros, uma taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Porém segundo, a OMS – Organização Mundial da Saúde -, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.
Por este motivo, a Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento destaca a importância dos neotrentinos estarem atentos aos sintomas como: falta absoluta de perspectiva e uma enorme sensação de desamparo e angústia, além de problemas familiares, doenças incapacitantes, degenerativas, luto e isolamento social. Vale ressaltar, que além de ficar atento, é importante acolher e encaminhar a pessoa ao tratamento com os profissionais adequados, com simples ações: escutar a pessoa atentamente, compreender o sentimento sem julgar e perguntar sobre o pensamento ou ideia existente.
Campanha será tema de encontro
A Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário promoverá no próximo dia 27 de setembro, às 14h, um encontro na Unidade Básica de Saúde do bairro Trinta Réis, sobre a campanha ‘Setembro Amarelo’, que tem o objetivo de alertar a população os altos índices de suicídio no Brasil e no mundo. O momento será marcado por uma roda de conversa e abordará a conscientização e prevenção suicídio e os cuidados com a saúde mental. O encontro é gratuito e destina-se a toda a comunidade.