3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ocorre dia 19

O Salão Paroquial São Virgílio de Nova Trento, no Centro, sediará no dia 19 de setembro, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Trento. O evento terá como tema principal: ‘Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências’, além de cinco eixos relacionados. O evento é uma promoção do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Trento – e destina-se a toda a comunidade a fim de contribuir com sugestões de melhorias nas políticas públicas voltadas a este público.

A programação terá início a partir das 8h, com o credenciamento, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência haverá uma apresentação artística, apresentação de um vídeo sobre o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente -, leitura e aprovação do regimento interno da conferência. Às 10h haverá uma pausa para o coffe break e o retorno às atividades ocorre às 10h20, com uma palestra e painéis até as 12h, com a assessora da Assistência Social da Granfpolis – Associação dos Municípios da Grande Florianópolis –, Vânia Fátima Guareski Souto, sobre o tema e os seguintes eixos:

Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social

Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes

Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes

Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes

Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes

Já no período da tarde, a programação segue a partir das 13h30, com os trabalhos em grupo, que consistem no debate sobre os eixos e na elaboração de propostas a serem encaminhadas para a Conferência Estadual. Em seguida, por volta das 15h30, haverá uma pausa para o coffe break e às 15h45, terá início a plenária final, com a aprovação das propostas e a eleição dos delegados que representarão Nova Trento na Conferência Estadual.