Atendimentos odontológicos são ampliados aos munícipes

Após a realização dos Concursos Públicos nº 002/2015 e nº 003/2015 e a efetivação dos servidores municipais que compõem as equipes de Saúde Bucal, os atendimentos odontológicos foram ampliados aos munícipes desde bebês, crianças, adolescentes, gestantes, adultos, idosos, pessoas com deficiência, pessoas com doenças crônicas, entre outros.

 

De acordo com os dados do Ministério da Saúde contidos no SIA/SUS – Sistemas de Informações Ambulatoriais do SUS – e no e-SUS AB – Sistema de Atenção Básica do SUS – em 2014, os atendimentos de primeira consulta odontológica programática em relação a população total do município subiu de 9, 7% para 15,7% em 2017. Este dado diz respeito a cobertura da primeira consulta odontológica programática, ou seja, se refere a proporção de pessoas que buscaram a unidade básica de saúde e agendaram o atendimento para realização de avaliação/exame clínico odontológico e elaboração de plano preventivo-terapêutico. Porém, não leva em consideração os atendimentos de urgência e demanda espontânea.

 

Outro dado importante é o da cobertura de ação coletiva de escovação supervisionada, realizada nas escolas e creches municipais, que passaram de 0,05% em 2014 para 1,3% em 2017, e indica a proporção de pessoas que tiveram acesso à escovação dental supervisionada com creme dental com flúor sob orientação de um profissional da saúde bucal e é uma ação preventiva e de promoção da saúde bucal. Além disso, vale ressaltar que a produção de próteses dentárias passou para 195 próteses por ano em média, sendo elas, parciais, totais, superiores e inferiores.

 

Um dos dados mais relevantes é o número de atendimentos clínicos individuais que passou de 8.917 em 2014, para 13 mil em 2017. Este item leva em conta as aplicações tópicas de flúor, raspagem e profilaxia, restauração em dente de leite, restauração em dente permanente, ajuste oclusal, extração de dente de leite e permanente, além de acesso à polpa e medicação, curativo endodôntico, selamento provisório, drenagem de abscesso, retiradas de pontos, tratamento de alveolite, exodontia múltipla, entre outros.

 

Atualmente, as equipes de saúde bucal contam com quatro Cirurgiões-dentistas e cinco Auxiliares em Saúde Bucal, que atuam nas Unidades Básicas municipais de Saúde. Para ter acesso aos atendimentos, o cidadão deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência munido do cartão nacional do SUS e solicitar o agendamento, exceto para os casos de urgência. Os locais, dias e horários de atendimentos podem ser consultados no hotsite da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, no item Atendimentos em Saúde (escala), clique aqui.