Residentes do projeto Qualifica concluem atividades no município

Participantes atuaram especificamente na implantação do ponto digital eletrônico

As residentes do 1º PRGM – Programa de Residência em Gestão Municipal, que integra o Programa Qualifica – Mandato de Excelência, Caroline Santos Silva e Cintina Mirela Dantas Mendes concluíram no dia 10 de julho, suas atuações junto ao setor de Recursos Humanos da Prefeitura de Nova Trento.

No período em que atuaram na Administração Municipal, cerca de um ano e meio, Caroline e Cinthia participaram de diversas ações voltadas ao aperfeiçoamento da gestão pública municipal, especialmente, na implantação do ponto eletrônico digital. Durante esta etapa, elas acompanharam a instalação dos equipamentos, realizaram o cadastramento das digitais dos servidores, além de aplicarem uma pesquisa voltada a análise dos servidores em relação à implantação do ponto eletrônico.

A pesquisa envolveu servidores 209 ativos que atuam na sede Prefeitura e na Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, que responderam a um questionário com dados demográficos, ocupacionais e perguntas relativas às mudanças organizacionais. Esta pesquisa resultou em relatório que foi entregue oficialmente ao prefeito Gian Francesco Voltolini e a diretora do setor de Recursos Humanos, Ivana Cadore.

Já nesta semana, após o término da residência, na segunda-feira, 16 de julho, a Alesc – Assembleia Legislativa de Santa Catarina – realizou no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, uma solenidade que homenageou as prefeituras participantes do programa. Na ocasião, a residente Caroline Santos Silva representou o município de Nova Trento e recebeu uma placa relativa a participação do município no programa. O 1º PRGM – Programa de Residência em Gestão Municipal, que integra o Programa Qualifica – Mandato de Excelência é uma parceria entre a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, a ENA – Fundação Escola de Governo entre outras instituições.

Sobre o Programa Qualifica

Iniciado em 2016, o Programa Qualifica, Mandato de Excelência tem, entre seus objetivos, identificar e disseminar boas práticas na gestão pública municipal e na atividade legislativa. Também busca promover a qualificação dos agentes políticos municipais, visando aprimorar a gestão pública, prevenir irregularidades e desenvolver uma visão ampla e integrada da administração e da atividade parlamentar.

A iniciativa se desenvolve alicerçada em três pilares: um portal, a premiação de boas práticas e alocação de profissionais treinados às cidades que adotam a programa. No ano passado, entre janeiro e fevereiro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou o processo seletivo dos profissionais que se incorporariam ao projeto. De um total de 180 candidatos graduados em Administração Pública, Políticas Públicas, Gestão Social, Gestão Pública ou Gestão de Políticas Públicas, foram selecionados 22 para atuarem nos municípios que se engajaram à iniciativa.

Para saber mais, clique aqui.

*Com informações da Agência AL/ALESC