Alunos e participantes avaliam ações do projeto Inclusão além da Escola
A realização dos encontros do projeto-piloto ‘Inclusão além da Escola’ que envolve seis turmas de pré-escolar do CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Padre Rossi, no Centro, têm rendido experiências positivas para as crianças CMEI e também para os alunos da Apae e idosos. Através de atividades como textos coletivos, desenhos e percepções das crianças sobre os temas abordados refletem que a iniciativa vem cumprindo seus objetivos. Na última semana, a programação contou com o tema de festa junina, que levou mais alegria e diversão para os idosos do Lar Olindina Kammer e os alunos da Apae.
Para a aluna e autodefensora da Apae, Jaqueline Trainotti, a visita das crianças à Apae é importante, pois promove interação. Segundo Jaqueline, ações como esta são fundamentais para que todos tenham mais amor, respeito e tolerância. Além disso, ela acrescenta que as famílias e professoras devem apoiar ações como esta do projeto ‘Inclusão Além da Escola’ para as crianças irem com mais frequência à Apae. “Eu gosto muito de crianças e os meus amigos também gostam”, conta.
Para destacar as experiências dos alunos, a coordenadora do CMEI Padre Rossi, Graziela Alves, entrevistou os alunos que falaram sobre os encontros com os idosos. Confira as entrevistas na íntegra:
Entrevista com o aluno Matteo Clemes:
Coordenadora: O que você aprendeu com a visita no Lar das Irmãs?
Matteo: Aprendi que elas trabalham em um lugar diferente
Coordenadora: E essas pessoas têm pouca idade ou muita idade?
Matteo: Muita
Coordenadora: Já são o que?
Matteo: Idosas
Coordenadora: E o que a gente tem que fazer com o idoso?
Matteo: Cuidar
Coordenadora: E você gostou de ir lá conhecer as irmãs?
Matteo: Sim
Coordenadora: E vocês fizeram alguma apresentação pra elas?
Matteo: Sim. A música do passarinho.
Coordenadora: E você quer voltar lá outro dia?
Matteo: Sim.
Coordenadora: OK. Muito obrigada.
Entrevista com a aluna Ana Julia Santana Amorim:
Coordenadora: Onde você foi visitar hoje de manhã?
Ana Júlia: A casa das vovozinhas.
Coordenadora: E o que você aprendeu lá?
Ana Júlia: Aprendi o nome das vovozinhas.
Coordenadora: E vocês fizeram alguma apresentação?
Ana Júlia: Sim. Cantamos.
Coordenadora: E o que a gente deve fazer com as pessoas idosas?
Ana Júlia: Abraçar eles… cuidar para não pisar nos pés delas.
Coordenadora: E a gente deve fazer o que mais? Respeitar, né? E o que mais?
Ana Júlia: Não bater.
Coordenadora: Muito bem!
Além das entrevistas, um texto coletivo produzido pelos alunos do Pré-Escolar B, do período espertino com a professora Rose Maria Tomasi Schmitt também abordou o tema da visita na Apae:
Visita na Apae
Hoje fomos visitar os alunos da Apae.
Chegando lá, apresentamos uma música
Para eles, que gostaram muito.
Logo após, participamos de uma
brincadeira de calçar o sapato do
outro para sentir como é viver
com necessidades especiais como eles.
Para terminar, dançamos juntos com a turma.
Foi uma experiência muito legal.
Além das entrevistas e do texto coletivo, as crianças produziram desenhos, e, entre elas, o da aluna Amanda Micaella Darós, que está na galeria de arquivos.