Conferência com o sociólogo Renzo Maria Grosselli ocorre na próxima semana

O município de Nova Trento sedia na próxima semana, uma conferência com o sociólogo italiano, escritor e doutor em História, o Renzo Maria Grosselli, que integra a programação dos 40 anos de pesquisa do estudioso, dedicados aos trabalhos sobre os Trentinos no Brasil. O evento ocorre no sábado, dia 07 de abril, na sede da Associação São Virgílio Pró-anciãos – La Casa dei Nonni, no Centro, a partir 19h.

A iniciativa é uma promoção da Província Autônoma de Trento, com a colaboração da Associação Trentino Nel Mondo que compreende um ciclo de conferências em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Espírito Santo. Além de Nova Trento, as conferências compreendem também os municípios de Rio dos Cedros (Santa Catarina), Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), Santa Olimpia, em Piracicaba (São Paulo), Vitória e Santa Teresa (Espírito Santo).

Em Nova Trento, Renzo também será homenageado pela Câmara Municipal de Vereadores, em uma sessão solene de entrega do título de ‘Cidadão Honorário’, em virtude da sua importante contribuição com a história do município. A solenidade ocorre no plenário da Câmara, no dia 06 de abril, a partir das 19h, aberta a toda a comunidade.

Sobre o estudioso

Renzo Maria Grosselli nasceu em Trento em 12 de janeiro de 1952, formou-se em sociologia pela Universidade de Trento, Itália em 1976, e, em 1998 obteve o título de doutor em pesquisa histórica pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Nos anos de 1980 iniciou as primeiras sobre emigração tirolesa-italiana em Santa Catarina

Entre o período de 1983 a 1991 morou no Brasil, nos Estados de Santa Catarina, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, onde desenvolveu pesquisas junto aos arquivos públicos de Estado, arquivos das Cúrias Episcopais, arquivos municipais e também privados. Pesquisou também nos Estados do Rio de Janeiro ( antigo arquivo do Itamaraty) e arquivos do Estado de Minas Gerais.

Entre suas principais obras, estão os livros:

– Vincere o Morire – contadini trentini (veneti e Lombardi) nelle foreste brasiliane – Santa Catarina 1875-1900. Trento, 1986.

– Colonie Imperiali nella Terra del Caffè – contadini trentini (veneti e Lombardi) nelle foreste brasiliane Espírito Santo 1874-1900. Trento, 1987.

– Dove cresce laraucaria. Dal Primiero a Novo Tyrol – contadini trentini (veneti e Lombardi) nelle foreste brasiliane. Paraná 1874-1940. Trento, 1989.

– Da schiavi bianchi a coloni. Un progetto per Le fazendas – contadini trentini (veneti e Lombardi) nelle foreste brasiliane. São Paulo 1875-1914. Trento, 1991.

– Noi Tirolesi Sudditi Felici di Dom Pedro ll. Trento, 2008.