Peregrinas completam Caminho de Santa Paulina
As professoras Lourdes de Bortoli Webber, 49 anos, e Madalena Maria de Bortoli, 50, moradoras da cidade Salto Veloso, situada no Meio Oeste catarinense, foram as primeiras peregrinas a completarem oficialmente o ‘Caminho de Santa Paulina’ em 2018. O percurso inclui 60 quilômetros, com saída do município de Camboriú e passagens pelas estradas dos bairros Campo Novo e Oliveira, em Tijucas, Moura, em Canelinha, e Nova Trento, pelos bairros Espraiado II, Claraíba,Tirol e Vígolo.
Este caminho reconstitui o trajeto realizado por Santa Paulina durante sua passagem por Camboriú em uma Festa do Divino no final do século 19 e contempla paisagens em meio à Mata Atlântica e o contato com a natureza. Lourdes e Madalena são primas e realizaram o trajeto no mês de janeiro, entre os dias 15 a 17, motivadas pela devoção à Santa Paulina, pela experiência de contemplar a natureza, conhecer novos lugares, e no caso, de Lourdes, uma preparação física para o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, que fará em maio.
Madalena conta que soube sobre o ‘Caminho de Santa Paulina’ através da TV, após assistir assistir a uma reportagem, então ficou entusiasmada e convidou a prima. “A experiência foi maravilhosa! Percorrer o caminho me fez mergulhar em uma paz de espírito indescritível. As pessoas foram muito receptivas e o caminho contou com muitas belezas naturais. Foram três dias de reflexão, contemplação e a conclusão da caminhada foi de muita emoção”, conta Madalena.
Para Lourdes, o trajeto foi encantador marcado pelas belezas naturais e pela receptividade. “Achamos maravilhoso! Belas paisagens, lugares de hospedagem divinos e acolhedores. Encontramos pessoas hospitaleiras, humildes, com uma simpatia singular”, destaca a peregrina. Durante o percurso, elas tiveram a oportunidade de conhecer de perto as atividades econômicas das famílias no perímetro rural e também de se hospedarem em residências de agricultores. Outro diferencial do caminho, é que ao término, os peregrinos recebem um certificado de participação que é emitido pela Secretaria Municipal Cultura e Turismo em parceria com o Santuário Santa Paulina.
Sobre o Caminho
O Caminho de Santa Paulina é resultado de um projeto idealizado pelo historiador Isaque de Borba Correa, o agente de turismo Marco Vilarinho (Badeco) e o consultor turístico Marcos Vinicios Pagelkopf. O lançamento oficial do percurso ocorreu oficialmente em 2017 e contou com uma cerimônia e o envio de um grupo de 12 pessoas que fizeram o trajeto no mês de maio.
Os interessados em realizar o caminho, devem efetuar a inscrição através do site: www.madrepaulina.com, endereço criado pela Associação que mantém o projeto. No site estarão contidas informações que orientarão o peregrino sobre como proceder. Mais informações também podem ser obtidas através do telefone: (47) 9 9286 4962.
Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento
Fotos: Arquivo Pessoal/ Lourdes de Bortoli Webber e Madalena Maria de Bortoli