Atletas do projeto de voleibol retornam às atividades

Após realizar a recepção das atletas, na quarta-feira, 14 de fevereiro, os treinamentos do projeto de voleibol feminino de Nova Trento retornaram às atividades na quinta-feira,15. Durante o encontro, o técnico Marcelo Garim, a coordenadora do projeto Vandelina Maria Tomasoni Ribeiro, a Vandeca e o assistente Ricardo Ribeiro apresentaram às meninas os objetivos a serem alcançados neste ano, a programação dos treinos e o calendário de competições.

Vandeca destaca que o projeto está de portas abertas para receber as meninas com idades entre 8 a 14 que desejam praticar voleibol. “Todas estão convidadas a participar dos treinamentos da escolinha de base e das futuras competições”, explica. Além disso, a idealizadora do projeto de voleibol, em Nova Trento, enfatiza a importância dos pais apoiarem e motivarem a participação nos treinamentos. “Contamos com ajuda dos pais, pois sem eles, não conseguimos formar as equipes. Além disso, no decorrer do ano há muita desistência e por este motivo, também precisamos atletas de outras cidades para completar as equipes”, esclarece Vandeca.

Segundo Garim, as equipes de rendimento (mirim, infantil e infanto) já começaram a pré-temporada e nesta semana retornam com a preparação na academia. “Essas ações têm como objetivo preparar as equipes para as disputas de campeonatos e ligas estuduais, campeonato escolar, Olesc, Joguinhos e competições nacionais”, destaca o técnico.

Em relação a rotina das atletas, o técnico Marcelo ressalta que as equipes treinarão todos os dias em dois períodos, manhãs e tardes, e durante a noite, as atletas frequentarão as aulas regulares do Ensino Médio, na Escola de Educação Básica Francisco Mazzola. “Estamos muito otimistas em relação a formação atuais de nossas equipes, pois a base destas atletas foi a responsável por conquistar o título da Olesc do ano passado, competição extremamente importante em Santa Catarina”, acrescenta o técnico.

No decorrer de 2017, as equipes neotrentinas disputaram dois campeonatos nacionais, o Fesitval Internacional de Voleibol, que ocorreu em Estrela – RS e a Taça Paraná, em Curitiba – PR, que reuniram as maiores equipes no cenário nacional e internacional. “Desde já agradeço o empenho da presidente da Associação Neotrentina de Voleibol,  Arlete Tomazzia, a Prefeitura, a Secretaria de Esporte, Educação Básica Francisco Mazzola e todos os nossos patrocinadores, parceiros, comunidade e aos pais das nossas atletas”, conclui Marcelo Garim.

Sobre o Projeto

O projeto existe desde 1999, idealizado pela neotrentina, Vandelina Maria Tomasoni Ribeiro, a Vandeca, de lá para cá, projetou atletas a nível nacional e contribuiu com a educação e a disciplina de centenas de meninas. Além disso, conquistou títulos e participações em jogos Escolares Brasileiros, Sul Americanos e competições mundiais. Confira alguns talentos revelados pelo projeto: Eduarda Kraisch, Simone Scherer, Marina Scherer, Raquel Loff, Amabile Koester, Karoline Tormena, Fernanda Mendes, Jessica Suelen, Vanessa Junkes, Ana Paula Frare, Rafaela Bitencourt, Gabriella Rocha, Viviane Sandra Braun, Juliana Tomasoni, Gabriela Stavnetchei, Thamyres Fuchs e Thayna Fuchs.

Fotos: Marcelo Garim/Divulgação