Conselho de Alimentação Escolar divulga ações de 2017

O CAE – Conselho de Alimentação Escolar divulgou nesta terça-feira, 05 de dezembro, as ações realizadas no decorrer de 2017, que envolveram capacitações, visitas, reuniões e avaliações. Vale ressaltar que o CAE é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento, que conta com a participação de pais de alunos, representantes do Poder Executivo, representantes docentes, discentes e trabalhadores da Educação, além de representantes das sociedades civis organizadas.

Confira as principais ações:

– Participação de formação promovida pelo CECANE – Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Santa Catarina –, que ocorreu em Palhoça, nos dias 05 e 06 de julho.

– Visitas e avaliações dos fornecedores da merenda escolar com objetivo de conhecê-los, fiscalizá-los e assessorá-los para garantir a qualidade dos produtos oferecidos na merenda escolar.

– Participação durante a realização dos Testes ‘Dentro-Fora’ com produtos licitados para merenda escolar, que consiste em verificar se os alimentos/produtos estão de acordo com as especificações do edital.

– Visitas e aplicações de check-lists nas cozinhas de todas as unidades escolares municipais de Nova Trento, onde foram avaliados pontos como: instalações, higiene, qualidade dos alimentos, armazenamento, consumo, cumprimento dos cardápios entre outros. As ações tiveram como objetivo melhorar e manter a segurança alimentar e nutricional das unidades escolares municipais.

– Realizações de reuniões mensais durante todo o ano de 2017 com a participação das nutricionistas, onde foram tratados de assuntos referentes às visitas nas unidades escolares e fornecedores, aprovação dos cardápios e da prestação de contas do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar – entre outras questões relacionadas à merenda escolar.

O CAE – Conselho de Alimentação Escolar está a disposição da comunidade para receber críticas e sugestões. “Aproveitamos o momento para agradecer as Secretarias Municipais de Educação, Agricultura, a sociedade civil organizada: Apremant – Associação Neotrentina de Preservação de Nova Trento – e Sinttrunt – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Nova Trento – e a todos os conselheiros que integram o CAE pelo apoio prestado para que de fato sejamos um conselho atuante. O CAE deseja a toda a população de Nova Trento ótimas festas e um grandioso 2018”, Adriene Freitas dos Santos, presidente do CAE, em nome de todos os membros.