Empossados os novos Vereadores Mirins de Nova Trento

Foram empossados em sessão solene os novos vereadores mirins de Nova Trento que participaram do processo eleitoral realizado pela Câmara Municipal de Vereadores em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O ato oficial de posse ocorreu nesta manhã de quinta-feira, 30 de novembro, no Salão Paroquial São Virgílio, no Centro, com a presença das autoridades municipais, regionais, pais, professores e alunos.

Na ocasião, receberam os certificados de vereadores mirins para o mandato de dois anos, os alunos: Anderson Gustavo de Andrade (E.E.B. Francisco Mazzola) Maria Luiza Voltolini (E.E.B. Francisco Mazzola), Carolina Burigo Raota (E.E.B. Francisco Mazzola), Sara Speranzini (E.E.B. Francisco Mazzola), Natália Beatriz de Souza (E.E.M.B Aguti), Antônio Carlos Wilcke Peixe (E.E.M.B João Bayer Sobrinho), Suelen Cristina Zierke (E.E.M.B João Bayer Sobrinho), Maurício Rodrigues (E.E.M.B Professor Francisco João Valle) e Michel Meurer (E.E.M.B Professor Francisco João Valle).

Sobre o processo eleitoral

O processo eleitoral para as eleições dos nove vereadores teve início no mês de agosto, com palestras realizadas nas unidades escolares ministradas pela equipe da Escola do Legislativo – Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Entre os temas abordados, estiveram: a importância da cidadania e as funções de um legislador.

Em seguida, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores e as unidades escolares desenvolveram os processos eleitorais. Para isto foram criados partidos políticos, escolhidos os candidatos, realizados comícios debates, e a eleição, tudo como na vida real.

Segundo o orientador do programa, professor Moacir Antônio Facchini, tudo transcorreu dentro da mais perfeita harmonia. “A participação de diretores, professores e principalmente dos alunos foi bastante positiva”. A primeira edição do projeto ocorreu em 2009, com a eleição de outros nove vereadores.

Texto e fotos: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento