Saúde na Praça abordará luta contra a AIDS

Em alusão ao Dia Mundial de Combate a Aids, celebrado em 1º de dezembro, o Saúde na Praça deste mês abordará a luta contra a doença. A mobilização ocorre neste sábado, dia 02 de dezembro, a partir das 8h30, na Praça Del Comune, no Centro. Na ocasião, os profissionais da Saúde abordarão a prevenção da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, e assim como nos demais encontros, haverá orientações, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e distribuição de preservativos.

Sobre a doença

A Aids, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus), que leva à perda progressiva da imunidade. No decorrer do mês de dezembro, a equipe da Secretaria de Saúde promoveu palestras sobre o tema nos grupos de idosos e também em empresas do município.

Prevenção

O uso da camisinha nas relações sexuais é a forma mais eficaz de prevenção da AIDS. Também é imprescindível usar somente seringas descartáveis. Gestantes devem obrigatoriamente fazer o teste de HIV durante o pré-natal. Se estiverem infectadas, é fundamental iniciar logo o tratamento a fim de evitar que o vírus seja transmitido para o feto. Hoje, é perfeitamente possível para uma mulher infectada engravidar e dar à luz um bebê livre do vírus.