Samae orienta consumidores a economizarem água

Em virtude período de estiagem que o município enfrenta, o Samae – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Nova Trento – orienta aos consumidores que economizem água. A solicitação torna-se necessária devido as vistorias realizadas nas captações de água dos dois sistemas da Vasca e do Tirol.

De acordo com o diretor do Samae, Ivã Alessandro Franzoi, ele e o engenheiro sanitarista, Valnei Beckhauser, que presta serviços à autarquia realizadas visitas as captações e constataram que todas apresentaram redução do nível de água. “O nível do Ribeirão da Vasca baixou pouco e não afetou o abastecimento da ETA1, porém já acionamos a segunda captação. Na captação do Tirol, que fornece água para todo o distrito de Claraíba foi necessário acionar a segunda captação para aumentar o nível da água”, informa Ivã.

Além das captações em uso, a equipe do Samae também esteve no Ribeirão Frederico, onde será projetada a nova estação de tratamento. “Lá a quantidade de água permanece muito boa. A situação do momento ainda não é de urgência, mas é necessário que a população neotrentina não desperdice água”, ressalta Franzoi.

Fonte: SAMAE/NT