Unidade Básica de Saúde do Besenello divulga ações do Agosto Azul

No decorrer do mês de agosto, a Unidade Básica de Saúde do Besenello realizou diversas ações voltadas à saúde do homem. De acordo com a enfermeira responsável pela unidade, Gisele Córdova Nunes de Oliveira, a equipe da Esf – Estratégia da Saúde da Família – promoveu três palestras no período noturno, a partir das 19h, que envolveram os temas: andropausa, disfunção erétil, câncer próstata e testículo e autoestima masculina.

Segundo Gisele, as palestras foram realizadas no bairro Ponta Fina Sul, no dia 30, no bairro Ponta Fina Norte, no dia 16 e no Mato Queimado no dia 23. “Nas ocasiões, foram distribuídos exames de PSA e também ocorreu sorteios de brindes aos participantes”, informa. A enfermeira ressalta que as ações de prevenção são muitos importantes, especialmente, entre o público masculino, que apresenta mais resistência ao procurar atendimento médico. “Oriento a todos os neotrentinos a procurarem suas unidades de saúde para realizarem os exames de rotina e prevenção”, destaca.

Além disso, ela acrescenta a necessidade deste público manter hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas, alimentação balanceada e uso moderado de bebidas alcoólicas. “Estas ações são decisivas para diminuir a incidência e o agravamento das doenças”, conclui. Em nome da Unidade Básica de Saúde do Besenello, a Gisele agradece o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento, o empenho de toda a equipe e também a participação dos neotrentinos.

Fotos: Esf – Estratégia da Saúde da Família/Saúde