Saúde na Praça deste sábado aborda Agosto Azul

A partir das 8h30 deste sábado, 05 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário por meio do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – realiza mais uma mobilização do projeto ‘Saúde na Praça’, na Praça Del Comum, no Centro. Neste mês, o tema abordado é o ‘Agosto Azul’ dedicado à saúde do homem.

Entre as ações, destaque para a prevenção contra o câncer de próstata, com distribuição de guias para realização do exame PSA – Antígeno Prostático Específico -, usado principalmente para pesquisar câncer de próstata assintomáticos em homens. “Todos os homens que estiveram passando pelo Centro e desejarem realizar o exame ou obter informações sobre o assunto podem nos procurar”, destaca a coordenadora do Nasf, Valéria Moura.

Segundo ela, o PSA é um exame importante que auxilia na detecção do câncer de próstata. “É também um dos primeiros exames realizados em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer de próstata”, informa Valéria. Além disso, os profissionais da Saúde realizarão testes de hepatites e diabetes e verificação de pressão arterial.

A mobilização contará novamente com a participação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, que inclui: enfermeiros, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, além da equipe multidisciplinar do Nasf.