Vacinação contra Influenza tem baixa procura pelos neotrentinos
Faltam apenas quatro dias para o fim da campanha nacional de vacinação contra a influenza e a Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento registra baixa procura dos neotrentinos pela vacina. De acordo com a vacinadora, Sonia Moresco, aproximadamente 1500 pessoas que integram o grupo prioritário ainda não se vacinaram. “Apesar de todas as Unidades Básicas de Saúde do município terem aderido ao Dia D, no último sábado, a procura foi baixa”, informa.
Segundo ela, este dado é preocupante, pois o inverno está se aproximando e aumenta também a possibilidade das pessoas contraírem o vírus. Além disso, o fato de Nova Trento receber turistas de diversas partes do Brasil e outros países aumentam as chances de proliferação dos vírus. “É preciso esclarecer que a vacina contra influenza protege contra as formas mais graves da doença, porém, não significa que a pessoa esteja imune aos demais vírus circulantes, que são mais fáceis de tratar”, explica a vacinadora.
Público prioritário
De acordo com os dados do Ministério da Saúde integram o público prioritário: a faixa etária de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), os idosos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Também serão incluídos neste ano, os professores das escolas públicas e privadas. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o público-alvo desta campanha será de 60 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.As pessoas que integram este público podem se vacinar na Unidade Básica de Saúde Madre Paulina, no Centro e também nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros, Trinta Réis e do Besenello. Para realizar a vacinação, é importante que as pessoas não se esqueçam de apresentar o cartão nacional do Sus e a caderneta de vacinação. A campanha segue até a próxima sexta-feira, dia 26 de maio, em todo o país.
Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento
* Com informações: Ministério da Saúde*