Dia das Mães é tema de projeto na Creche Municipal Claraíba

Com intuito de sensibilizar as crianças sobre a importância de celebrar o ‘Dia das Mães’, as professoras da Creche Municipal Claraíba desenvolveram ao longo do mês de maio, o projeto “Parabéns Mamães”. A iniciativa contou com diversas atividades que levaram em consideração diversos objetivos como: reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano, proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares, promover e estimular a linguagem oral, estabelecer e ampliar as relações sociais, estimular a afetividade entre as crianças a as mães, conhecer e identificar diversas profissões, desenvolver a atenção e a criatividade, praticar a coordenação motora fina e ampla, desenvolver a expressão corporal, brincar expressando emoções entre outros.

Em sala de aula, as crianças conversaram sobre o ‘Dia das Mães’, as profissões delas, ouviram cantaram e ensaiaram músicas, produziram cartazes, pinturas, colagens, livro de receitas, cartão e foto para as mamães. Todas as ações resultaram em um momento de homenagens às mães com a participação de todas as turmas, que, além disso, também contou com um coquetel e uma bela confraternização.

Segundo a professora, Tais Michalski, da turma de um e dois anos, por meio do projeto foi possível identificar o afeto e carinho que as crianças têm pelas mães ao realizarem as atividades. “Elas conseguem identificar a figura da mãe dentro de sua família”, conta. Além disso, ela ressalta que existem crianças que após o sono na sala, acordam e visualizam a gravura e dizem: Mamãe!, reconhecendo que aquele objeto é seu e de sua mãe”, diz.

Já a professora, Eneias de Souza, da turma de dois e três anos, acrescenta que as crianças demonstram afeto a tudo que está relacionado à figura da mãe. “Elas têm motivação em fazer as atividades para a mamãe”, enfatiza. Para a professora da turma de três e quatro anos, Greice Maria C. Jahn, o projeto foi importante para mostrar o papel da mãe na família. “Foi a descoberta de quem é a minha família? Quem mora comigo? Qual é o nome da minha mãe? Será que é só mamãe ou ela tem um nome como eu?. Pois sabemos que hoje em dia, as famílias são compostas de várias maneiras e todas tem muito amor envolvido. E para as crianças é muito benéfico a descoberta destas perguntas ajudando no seu desenvolvimento”, explica.

De acordo com a chefe da creche, Daiane Fachin Till, o projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e teve como foco principal, a aproximação da família com a creche. “Este trabalho foi realizado por todos da unidade, agradeço o empenho e a dedicação dos servidores que não mediram esforços para concretização deste projeto. E também as famílias, pois são parceiras do nosso trabalho”, destaca.

Além de Tais, Eneias e Grecie também desenvolveram as atividades do projeto as professoras: Laise Constante, Juliana Marcolla, Samara Massaneiro, Clair Antunes Moraes com auxílio de todas as atendentes e a contribuição das cozinheiras e serviços gerais e das famílias que trouxeram receitas para montar o livro de receitas da mamãe.

Fotos: Creche Municipal Claraíba/ Divulgação