Samae anuncia reajuste nos valores das tarifas e serviços

A direção do Samae – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Nova Trento – comunica aos neotrentinos que a partir do faturamento de junho de 2017, haverá reajuste nos valores de tarifas e serviços de água, após o período de quase dois anos sem reajuste.

Com a necessidade de assegurar o equilíbrio financeiro, a sustentabilidade econômica do Samae, dos investimentos em novas redes, como as mapeadas com problema de desabastecimento, da nova ETA3 no Ribeirão Frederico, investimentos nas estações de tratamento já existentes, nas captações de água, há a necessidade de realizar reajustes inflacionário das faturas e serviços.

O pedido para autorização de reajuste foi enviado a ARIS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – (responsável pela avaliação) –  ainda em fevereiro, para o período entre julho/2015 a janeiro/2017. O despacho da autorização ocorreu no dia 03 de março, com o reajuste de 14,3192% , podendo ser aplicada a partir do mês de abril.

Após a autorização e diante das dificuldades econômicas vividas atualmente no país, e, em Nova Trento, a autarquia decidiu reajustar em quatro pontos percentuais a menos, em relação à autorizada pela ARIS, ou seja, em apenas 10,3192%. Desta forma, o Samae expediu a Portaria nº 18/2017, publicada hoje, dia 18 de maio de 2017, reajustando as tarifas e serviços de todas as contas vencíveis a partir de 1º de julho de 2017.

Além de quatro pontos percentuais a menos de reajuste, outros serviços importantes não foram reajustados ou modificados, como ligação nova de água, desligamento e religação, taxa de expediente, além do valor do deslocamento de veículo para fazer a manutenção, que era cobrado uma taxa fixa de R$ 14,02, e que passará a ser por setor, de valores entre 3,50 a 14 reais. Também será atualizada a TSA – Tarifa Social de Água de Nova Trento -, para as pessoas de baixa renda.

No site do Samae será disponibilizado um link onde serão informados os valores que tiveram reajuste de 10,3192%. Em relação à Portaria 18/2017, você poderá encontrá-la no item  “Legislação” , no site do Samae, clique aqui.

A partir do faturamento de Junho de 2017, as principais tarifas ficaram assim:

– Tarifa de Água Residencial até 10 mil litros = R$ 23,50

– Tarifa de Água Comercial, Industrial, Poderes Públicos até 10 mil litros = R$ 36,40

Contrapartida do Samae:

– Quatro pontos percentuais a menos de reajuste,

– Sem Reajuste Ligação nova de água até 25mm = R$ 218,64;

– Sem Reajuste Desligamento da ligação de água temporário ou definitivo = R$ 28,89;

– Sem Reajuste Religação de água = R$ 28,89;

– Sem Reajuste Taxa de Expediente (Emissão da 2ª via, alteração cadastral, outros) = R$ 4,32;

– Deslocamento de Veículo para manutenção cobrança por setor entre R$ 3,50 a R$ 14,00;

– Atualização da TSA – Tarifa Social de Água de Nova Trento (em projeto).

Informações: SAMAE/NT