Lançamento do livro Devote della Vergine atrai grande público

O espaço da Adega Bastiani, em Nova Trento, ficou pequeno para tantos convidados que compareceram no lançamento do livro Devote della Vergine: histórias de mulheres em Nova Trento, da jornalista Elis Facchini. O evento ocorreu no último sábado, 13 de maio, às 20 horas, reunindo entrevistados, familiares e amigos da escritora.

Com a proposta de trazer um olhar feminino sobre a história de Nova Trento, o livro-reportagem, assim denominado, foi concretizado por meio de histórias orais da comunidade, principalmente por pessoas idosas ligadas ou não a organizações que “disciplinaram” mulheres, desde o início do século 20 até meados da década de 1960.

Durante o lançamento, a escritora teceu uma série de agradecimentos a todas as pessoas que participaram direta e indiretamente na concretização do livro-reportagem. Elis Facchini também explicou o porquê da cor azul da capa (que remete ao manto da Virgem Maria), explanou detalhes sobre a foto que estampou o exemplar e o significado de colocar um pedaço de fita azul (as participantes das Filhas de Maria usavam ao redor do pescoço, tendo na ponta uma medalha com a imagem de Nossa Senhora).

“Foi com muita alegria que vi todo aquele espaço da Adega Bastiani completamente lotado. Uma emoção tomou conta de mim, ao recordar que há 12 anos eu finalizava este trabalho no curso de Comunicação Social – Jornalismo, pela Univali e que, agora, ele se torna real, no formato de livro. Agradeço imensamente todas as pessoas que participaram deste momento e adquiriram o exemplar naquela noite”, contextualiza a autora.

Momentos especiais

Um dos pontos altos do lançamento foi o depoimento da ex-participante das Filhas de Maria, Edite Cipriani Valle, que trouxe ao evento algumas fotos, o diploma que ganhou como Filha de Maria e as fitas que usava ao redor do pescoço. Dona Edite não foi entrevistada pela escritora, mas estava retratada na foto da capa que ilustra a obra.

Além disso, a Academia de Letras de Nova Trento, tendo como sua presidente Carmen Tridapalli Facchini, gentilmente prestou uma homenagem à Elis com a entrega de um buquê (copos de leite), cuja flor é símbolo da referida Academia. Elis ocupa a cadeira de número 26, tendo como patrono Irineu Busnardo.

Durante o discurso, a escritora deixou um apelo para as autoridades em relação a falta de um acervo histórico do município. “Encontrei inúmeras dificuldades durante minha pesquisa, pois Nova Trento não possui um local para abrigar pesquisas, documentos, livros… enfim, um local para manter viva nossa memória”, afirmou Elis.

Como adquirir o livro

Para as pessoas que não puderam comparecer no lançamento, a autora informa que o livro será comercializado no Restaurante e Pousada Cantina Italiana, ao custo de R$ 35,00.

Texto: Elis Facchini/ Divulgação | Fotos: Paulo Sérgio Zembruski

Publicação: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento