Aguti recebe unidade móvel do programa Mulher: Viver sem Violência
Um dia marcado por rodas de conversas e informações sobre a violência contra a mulher. Assim foi a quarta-feira, 26 de abril, no distrito de Aguti com a programação da unidade móvel do programa Mulher: Viver sem Violência, que esteve no local das 9h às 16h. Na ocasião, a equipe técnica do Cras – Centro de Referência em Assistência Social Cátia Marchiori, junto com os profissionais que atuam nas secretarias municipais de Assistência Social e Habitação, Saúde, Educação e na Casa da Cidadania destacaram assuntos ligados à Lei Maria da Penha, a rede de proteção socioassistencial, denúncias e boletins de ocorrência, empoderamento feminino, saúde da mulher, entre outros assuntos.
Durante a programação, também foram realizadas atividades lúdicas para as crianças e roda de conversa com as adolescentes da Escola Municipal de Educação Básica de Aguti. Além disso, foram ofertados atendimentos individualizados com a psicóloga e a assistente social. O evento contou com a importante e indispensável participação de Daniele Soares – representante da Federação dos Trabalhadores Agrícolas de SC, do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, além de Carmen Ramos, representante do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres e Instituto de Estudo de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina.
Entre os profissionais presentes no evento estavam: a secretária – adjunta de Assistência Social e Habitação, Deize Moresco, o assistente social da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Luis Antonio de Souza, a psicóloga do CRAS Cátia Marchiori, Samanta Lazzarotto Franzoi, a coordenadora do Programa Bolsa Família, Paula Simone Berttoti Tacques, a psicóloga da Secretaria de Educação, Camila Formento Melo dos Santos, a diretora da Escola Municipal de Educação Básica de Aguti, Tamires Leite, a coordenadora da Casa da Cidadania, Leticia Casagrande, a psicóloga da Secretaria de Saúde, Raíssa Fernanda Colares de Nóvoa, a técnica em enfermagem da Unidade Básica de Saúde de Aguti, Alcirene Muller e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Trento, Maria Gorete Minatti.
Sobre o programa
O programa é destinado à mulher que vive na área rural. O ônibus é adaptado para o atendimento ao enfrentamento da violência contra a mulher no campo, equipado com salas de atendimento individual. A iniciativa tem como objetivo levar informação e empoderamento para as mulheres de comunidades rurais do Estado de Santa Catarina, com intuito de diminuir os índices de violência contra a mulher, incentivar a denúncia, orientar quanto a rede de apoio socioassistencial, por exemplo.
Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento
* Com informações e fotos: Cras Cátia Marchiori *