Público prestigia 1ª Feira de Produtos da Agricultura Familiar

Apesar da chuva que persistiu em cair na manhã de domingo, 09 de abril, neotrentinos e visitantes prestigiaram a 1ª Feira de Produtos Coloniais e Artesanais da Agricultura Familiar de Nova Trento. Acomodados no Coreto Nicolau Bado, na Praça Del Comune e também em uma tenda instalada ao lado, os participantes trouxeram produtos como verduras, conservas, geleias, compotas, chocolates artesanais, massas caseiras, mel, farinha de mandioca, vinhos, cogumelos, artesanato, além de queijos e derivados.

Para o expositor do distrito de Claraíba, Valdecir De Luca, a primeira edição da feira foi positiva. “Eu trouxe conservas, geleias e compotas. Fiz boas vendas e também encomendas”, conta. Para Bianca Fleishman, do Sítio Terra Santa, do bairro Frederico, o evento foi surpreendente. “Minhas vendas foram muito boas, acabou praticamente tudo em pouco tempo”, revela.

Karla Armelini trouxe para a feira as massas caseiras produzidas pela mãe, Marta Armelini. “Vendi quase tudo, foi muito bom! Pretendo participar mais vezes se tiver outras feiras”, acrescenta. Entre os produtos alimentícios, o evento também contou com expositores que apresentaram artesanato. É o caso de Jucilania Tamanini que produz laços para cabelo. Segundo ela, a feira foi uma oportunidade para divulgar o trabalho. Além dela, Juciane Zandonai expôs os artesanatos que produz em biscuit. “Esta é a primeira vez que exponho meu artesanato. Achei importante”, diz.

As verduras produzidas pela família Will do Ribeirão Veado também foram destaque. Segundo Cássio e Cristóvão Wil, as vendas foram muito rápidas, em pouco tempo quase tudo foi vendido. Ediano Roque Eccher também representou a família, ele é filho de Eurides Eccher, produtor de farinha de mandioca do bairro São Valentim. “Foi muito bom participar e poder mostrar e vender nossa farinha”, destaca. O morador do bairro Morro da Onça, José Luis Dalprá, participou do evento com a comercialização de mel. “Eu achei interessante o evento, pois podemos vender e também mostrar o nosso trabalho”, enfatiza.

Chocolates e ovos de Páscoa artesanais também estiveram na feira com os moradores do bairro Espraiado. Valdecir Maçaneiro representou a esposa Edineia Maçaneiro, que produz bolos e doces. “Pela chuva, o movimento até me surpreendeu. Foi muito boa a feira, se tiver mais vezes, com certeza iremos participar”, relata. Lo- Ruama Manarim trouxe os ovos produzidos pela irmã Luana Manarin e também saiu satisfeita. “Eu gostei muito. As pessoas vieram e vendemos nossos ovos de chocolates ”, finaliza.

Para o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Victor Alisson Gomes, o evento foi um verdadeiro sucesso. “Agora, vamos nos reunir com todos os participantes para verificarmos a possibilidade de fazermos um novo evento e ocorrer durante o ano”, afirma o secretário.A 1ª Feira de Produtos Coloniais e Artesanais da Agricultura Familiar de Nova Trento é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Cultura e Turismo e a Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. A iniciativa tem o intuito de buscar o reconhecimento e a representatividade para os produtos coloniais da cidade. A comissão organizadora da feira agradece a todos que se envolveram direta ou indiretamente no evento, além dos neotrentinos e visitantes que compareceram.

Texto e fotos: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento