Projeto do CMEI Padre Rossi aborda socialização e reconhecimento

Desde o mês de fevereiro, quando teve início o ano letivo, as seis turmas do pré-escolar do Centro Municipal de Educação Infantil Padre Rossi, no Centro, desenvolvem atividades do projeto “Facilitando a Socialização e seu Reconhecimento”. A iniciativa envolve as crianças do período matutino e vespertino, alunos das professoras Cleide Vinotti, Mirielle Demonti e Rosi Tomasi Schimit.

Segundo elas, o projeto tem objetivo de criar possibilidades de aprendizagem onde a criança possa reconhecer-se como um ser social, capaz de construir o conhecimento através de experiências e na interação com o outro, para promover a socialização e adaptação ao ambiente escolar.

Neste sentido, as professoras escolheram a história do ‘Kiwi, o pintinho diferente’ para contextualizar os objetivos do projeto. A partir desta narrativa, as elas iniciaram uma série de atividades que exploram a importância do nome como identificação da criança, o respeito às diferenças, a autoestima, o medo, além de mostrar que é possível adquirir coragem para mudar e enfrentar as dificuldades.

Ao visitar as salas de aula, é possível verificar a dimensão do projeto, que além da história, aborda as características do personagem (pintinho), as cores, o ambiente e o modo de viver de cada um, trabalhados a partir de desenhos, quebra-cabeças, jogos, colagem entre outras atividades.

Mascotes são atração do projeto

Outro destaque do projeto são mascotes, pois, cada turma conta um pintinho de verdade, que diariamente recebe os cuidados dos alunos e das suas famílias. De acordo com a coordenadora escolar, Graziela Alves, cada dia uma criança tem a oportunidade de levá-lo para casa e cuidar dele. “Após isso, junto com os pais as crianças escrevem um relato de como foi essa experiência e enviam a professora”, informa.

A professora Rosi, uma das idealizadoras do projeto, explica já havia pensando em trazer o pintinho para a sala de aula, porém tinha receio de que a ideia não fosse aceita pelas famílias. “Estou muito feliz e otimista pelo apoio que recebemos da direção do CMEI e dos pais. Há depoimentos que nos emocionam”, ressalta Rosi.

Para a professora Cleide, a experiência também tem sido satisfatória. “É fantástico ver o cuidado, a atenção e a responsabilidade que eles têm com o pintinho”, conta. Assim como as professoras Rosi e Cleide, a professora Mirielle, enfatiza que o projeto tem um caráter multidisciplinar que permite explorar diversas possibilidades. “Trabalhamos diversos assuntos e a devolutiva dos alunos e das famílias é muito boa. Isso é importante para que nós educadores, continuemos a nos dedicar sempre mais”, encerra.

Vale ressaltar, que para realizar o projeto com a visita do pintinho, a direção do CMEI Padre Rossi entrou em contato com os pais e responsáveis e solicitou a autorização de cada um deles. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação e a direção da entidade apoiam a iniciativa.

Texto e fotos: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento