Dia Mundial da Água é celebrado nesta quarta-feira
Instituído há 25 anos pela ONU – Organização das Nações Unidas –, o dia 22 de março é marcado por reflexões e discussões sobre o uso consciente deste recurso natural tão importante para a sobrevivência dos seres vivos no planeta. Além disso, em 1992, a ONU também instituiu a Declaração Universal dos Direitos da Água, que prevê dez artigos:
1º – A água faz parte do patrimônio do planeta,
2º– A água é a seiva do nosso planeta;
3º– Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4º – O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5º – A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7º – A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8º – A utilização da água implica respeito à lei;
9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Ações do Samae em Nova Trento
Para marcar esta data, o Samae – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Nova Trento –, produziu um informativo com o tema ‘Água Residual’, que foi entregue aos munícipes junto com a fatura dos serviços. De acordo com o diretor do Samae, Ivã Alessandro Franzoi, o material contém esclarecimentos referentes ao controle da qualidade da água realizado no decorrer de 2016 no município.
O diretor destaca ainda, que desde janeiro, o Samae tem como missão ‘não deixar faltar água’ aos neotrentinos. “Pensando nisso, a autarquia realizou um mapeamento das regiões com maior problema de desabastecimento, na qual as soluções estão sendo definidas, entre elas, novas tubulações que aumentarão o volume, vazão e pressão da água nesses locais”, informa Franzoi.
Ele destaca também que uma nova ETA – Estação de Tratamento de Água precisará ser construída para abastecer a comunidade nos próximos 20 anos. “O projeto da ETA 3 deve ser iniciado em breve, no bairro Frederico, local que contém água de qualidade”, ressalta Ivã. O diretor acrescenta ainda, que todas estas soluções requerem tempo, investimento e apoio dos neotrentinos. “Estamos trabalhando incansavelmente para levarmos a todos os nossos consumidores, água de qualidade e em quantidade”, conclui.
Texto e fotos: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento