Agricultores neotrentinos passam a utilizar nota fiscal eletrônica

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento informa aos neotrentinos que as notas de produtores rurais poderão ser emitidas eletronicamente. A mudança do bloco de notas de papel para a versão eletrônica será feita de forma gradativa. De acordo com o secretário Victor Alisson Gomes, atualmente o município conta com 1200 produtores com blocos de notas cadastrados. Ele destaca que todos os produtores rurais que utilizam estes blocos terão que se adaptar a nova mudança até 2019, prazo estipulado pela Fazenda.

Em Nova Trento a primeira nota eletrônica foi emitida pela senhora Soneide Till, esposa do produtor rural Osni Till, que é pecuarista no município. “A partir de agora a família não precisa mais se deslocar até a Prefeitura para emitir a nota de produtor na movimentação do seu rebanho. Isto pode ser feito em casa, basta possuir computador com acesso à internet. Antes disso é preciso fazer o cadastro na Secretaria de Agricultura”, informa o secretário.

Para aderir a esse novo procedimento, o produtor será cadastrado junto a Fazenda e receberá uma senha individual de acesso onde poderá fazer todas as movimentações fiscais, compra e venda mais facilmente. Os benefícios da nota fiscal eletrônica incluem a diminuição das despesas de deslocamento dos produtores até a Prefeitura a cada nota emitida, além do custo para o município de impressão dos tradicionais blocos de folhas carbonadas.

Os interessados em aderir a mudança devem ir até a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, onde os servidores Claudemir Freitas e Arnaldo Cristofolini realizarão o procedimento. Para efetuar o cadastro é preciso apresentar CPF, RG e Título de Eleitor. De acordo com o secretário, esta iniciativa é importante, pois os produtores neotrentinos terão tempo para cumprir o prazo estipulado pela Fazenda. “A orientação sobre o acesso, o preenchimento e emissão das notas eletrônicas rurais são fornecidas pela Secretaria a qualquer momento. Quem tiver dúvida pode nos procurar”, destaca Victor.