Município recebe programação dos 150 anos da Colônia Príncipe Dom Pedro nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 10 de março, recebe a programação das comemorações dos 150 anos da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro. A partir das 16h haverá uma sessão solene na Câmara Municipal de Nova Trento, seguida de uma caminhada até o Cemitério Municipal, que homenageará todos os construtores da sesquicentenária história com a deposição de uma coroa de flores no túmulo de Hyppolito Eugênio Boiteux.

Por volta das 19h, ocorre uma missa em Ação de Graças, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, na Igreja Matriz de São Virgílio, no Centro. Na sequência, haverá um jantar, com o discurso do prefeito Gian Francesco Voltolini. No dia 11, a programação segue com a visita de uma comitiva aos santuários de Santa Paulina em Nossa Senhora do Bom Socorro, em Nova Trento.

Sobre a Colônia

A fundação da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro ocorreu em 10 de março de 1867, com a chegada de 98 imigrantes provenientes dos Estados Unidos, entre eles, famílias de origem irlandesa e inglesa que haviam imigrado anteriormente para os EUA. A instalação da sede da colônia ocorreu na confluência do Ribeirão Águas Claras com o Rio Itajaí Mirim e compreendia o território dos atuais municípios de Botuverá, Nova Trento até a localidade do Krecker, em São João Batista e margem direita de Brusque.

Confira a programação oficial do evento:

Dia 10 de Março de 2017 – Sexta-feira

► 09h – Inauguraçãodo Marcodo Sesquicentenário, na sede da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro, com a manifestação do prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, e do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, na Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner (sede provisória da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro).

► 09h30– Conferência Magna “A Construção da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro por centenas de imigrantes ingleses, estadunidenses, irlandeses, poloneses e mais de 11 mil de língua italiana” – historiador Paulo Vendelino Kons e escritor Aloisius Carlos Lauth, na Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner.

► 10h30 – Deslocamento ao município de Botuverá.

► 11h30 – Adoração ao Santíssimo Sacramento, finalizado com o hino eucarístico Tantum Ergo Sacramentum (Tão Sublime Sacramento), composto por Santo Tomás de Aquino (1225-1274), entoado por Juliano Mazzola e Bênção Solene, na Igreja Matriz de São José, em Botuverá.

► 12h – Oração do Angelus, na Igreja Matriz de São José, e Repiquede Sinossimultâneo e em todas as igrejas localizadas no território das colônias imperiais Itajahy e Príncipe Dom Pedro (Brusque, Botuverá, Vidal Ramos, Guabiruba, Nova Trento e comunidade Santo Agostinho do Krecker, em São João Batista).

► 12h30 – Almoço com alocução do Prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi.

► 14h30 – Sobrevoo do território da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro.

► 16h – Sessão Solene da Câmara Municipal de Nova Trento, presidida pelo Presidente da Mesa Diretora, vereador Carlos Roberto Orsi, com pronunciamentos do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, do prefeito de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini, do historiador Paulo Vendelino Kons e do professor Juliano Mazzola, seguida de caminhada até o Cemitério Municipal, homenageando a todos os construtores da sesquicentenária história com a deposição de uma coroa de flores na lápide tumular de Hyppolito Eugênio Boiteux, por Dom Bertrand, o Prefeito e o Presidente da Câmara Municipal de Nova Trento.

► 19h – Missaem Açãode Graças, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, na Igreja Matriz de São Virgílio, em Nova Trento.

► 20h30 – Jantar, com alocução do prefeito de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini.

Dia 11 de Março de 2017 – Sábado

► Manhã – Visita aos santuários de Santa Paulina em Nossa Senhora do Bom Socorro, em Nova Trento.

► 15h – Santa Missa, presidida por Dom Vitus Schlickmann Roetger – Bispo Emérito da Arquidiocese de Florianópolis, seguida da Assembleia Fundacional da Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil, com a participação do Patrono da Associação, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, na Capela São José e salão anexo, em Colônia, São João Batista.

► Ao término, deslocamento do Príncipe Imperial do Brasil ao território da capital da ex-Província de Santa Catarina, Nossa Senhora do Desterro.

Dia 12 de Março de 2017 – Domingo

►19h30 – Culto em Ação de Graças do Copab – Conselho de Pastores de Brusque –, na Igreja Evangélica Calvário (avenida Hugo Schlösser, Jardim Maluche/Brusque).

* Com informações do historiador Paulo Vendelino Kons*