Companhia de Teatro Arca di Noé se apresenta em Nova Trento

Uma noite para unir a cultura trentina com a neotrentina, assim foi a quarta-feira, 22, em Nova Trento. Com o Salão Paroquial lotado, a Companhia de Teatro Arca di Noé, de Mattarello, da Província Autônoma de Trento, Itália e o grupo ‘Cuore Trentino’, de Nova Trento, apresentaram dois espetáculos em dialeto trentino.

A abertura da noite ficou por conta do grupo ‘Cuore Trentino’, de Nova Trento que apresentou a peça ‘Il Ritratto’, uma adaptação do texto ‘A Foto’ do autor Luis Fernando Veríssimo. O espetáculo repleto de humor, trouxe a reunião de uma família e os dilemas enfrentados para registrar uma foto do encontro.

Em seguida, o grupo visitante subiu ao palco e apresentou a peça ‘I sagrestan de don Albino’, uma representação de fatos do cotidiano de personagens de uma pequena comunidade trentina, que por muitas vezes, se misturavam com a realidade já vivida em Nova Trento.

Para o representante do grupo ‘Cuore Trentino’, Aprígio José Botamelli, o Zico, o evento foi uma importante troca de experiência com Companhia Arca di Noé, que assim como eles, têm o objetivo de valorizar a cultura local. “Nosso grupo e o deles apresentam muitas semelhanças, por também utilizarem o dialeto trentino e por apresentarem temas ligados aos cotidiano ’’, destaca Zico.

Ele acrescenta que ao término da apresentação a Companhia presenteou o grupo com todo o figurino utilizado na apresentação, e, inclusive, o roteiro da peça. “Agradecemos a todos os envolvidos no evento, ao público que esteve presente, aos voluntários, os alunos do Curso de Turismo e Hospitalidade da Escola de Educação Francisco Mazzola, a Administração Municipal e principalmente ao grupo de Mattarello que realizou a apresentação”, ressalta Botamelli.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Salvio Osmar Tonini, o evento contribuiu para mostrar a riqueza da cultura local e também como uma forma de incentivar a valorização das tradições neotrentinas. “Agradecemos os voluntários do grupo de Nova Trento que realizaram o contato com a Companhia Arca di Noé, que possibilitou a realização do espetáculo. Além disso, é uma iniciativa que vem ao encontro dos projetos que a Secretaria de Cultura e Turismo pretende realizar na atual Administração”, informa Salvio.

Grupo foi recepcionado no gabinete

A comitiva da Companhia de Teatro Arca di Noé, de Mattarello, da Província Autônoma de Trento, Itália, chegou ao município na manhã de quarta-feira, 22, e foi recepcionada pelas autoridades municipais no gabinete, pelo prefeito, Gian Francesco Voltolini e o vice-prefeito, Jaison Moacir Marchiori.

Em seguida, o grupo almoçou e seguiu para conhecer os principais atrativos de Nova Trento e também mais sobre a história da cidade. Além de Nova Trento, Companhia realizou apresentações nas cidades Rio do Oeste, Laurentino, Rio do Sul e Rio dos Cedros.

Texto e fotos: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal