Projeto ‘Emagreça Saudável’ retorna às atividades em fevereiro
A partir do dia 1º de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Trento por meio da equipe do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família –, retorna com as atividades do projeto ‘Emagreça Saudável’ que tem o objetivo de proporcionar aos participantes mudanças de hábitos que resultem em mais qualidade de vida.
O projeto que teve início em 2015, segue neste ano com a coordenação da nutricionista Juliamar Stuani e da psicóloga Raissa Cordova Novoa, que atuam no Nasf. Durante dez encontros mensais, as duas profissionais apresentam aos participantes orientações por meio de palestras e dinâmicas com temas sobre: mastigação, consumo adequado de água, hortaliças e frutas, ansiedade, alimentos termogênicos, o papel que os alimentos ocupam na vida, técnicas relaxamento entre outros temas.
A nutricionista explica que em 2016, os moradores do Bensenello, do Pitanga, do Trinta Réis, do distrito de Claraíba tiveram a oportunidade de participar do projeto. “Ao todo, 218 pessoas participaram da iniciativa, que tem com público-alvo pessoas com sobrepeso e obesidade”, informa Juliamar.
Neotrentinos comemoram resultados obtidos no projeto
Após a participação no projeto ‘Emagreça Saudável’ desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da equipe do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Nova Trento –, o engenheiro civil e do trabalho, Gerônimo Battisti Del’Antônio, 27 anos, e a dona de casa, Alessandra Beilfuss, 36 anos, comemoram os resultados positivos alcançados no decorrer de 2016.
Eles participaram do grupo atendido na Unidade Básica de Saúde Prefeito Eurides Battisti, no bairro Trinta Réis, que contou com dez encontros mensais entre os meses de março a dezembro, onde um grupo de pessoas compartilhou experiências e recebeu as orientações sobre o tema.
Gerônimo conta que pesava 120 quilos e com a participação no grupo eliminou 32 quilos. “A vida ficou mais leve, antes eu me sentia muito cansado, indisposto, mais estressado. Hoje posso dizer que sou outro Gerômino”, enfatiza o engenheiro. Já Alessandra explica que perdeu 10 quilos e a mudança de hábitos também incentivou a família a se alimentar melhor. “Tenho dois filhos, e depois do grupo passamos a comer mais verduras e frutas e também a tomar mais líquido”, diz a dona de casa.
De acordo com a nutricionista do Nasf, Juliamar Stuani, os dois participantes participaram ativamente dos encontros previstos no cronograma do projeto e, em casa, puseram em prática as recomendações. “Eles realmente se dedicaram a mudar os hábitos na busca por uma vida mais saudável. O mais importante é que eles realmente se dispuseram a mudar. Pois é isto que importa, a mudança tem que partir da pessoa interessada”, comenta Juliamar.
Gerônimo destaca que tentou emagrecer e mudar a rotina várias vezes, porém, não conseguia. “Eu fingia que ia para a academia e depois acabava pagando sem ir”. Segundo o engenheiro, foi a mãe que lhe informou sobre o projeto e então decidiu participar. “Depois que comecei a participar dos encontros e conversar as outras pessoas do grupo peguei gosto e realmente decidi mudar”, acrescenta o jovem.
Como participar do projeto
Neste ano, o projeto contará mais grupos nas Unidades Básicas de Saúde do município. A programação inicia no dia 1° de fevereiro no bairro Besenello, no dia 08, no Trinta Réis e no dia 09, no distrito de Claraíba. Os interessados devem procurar a Unidade de Saúde Básica mais próxima de sua residência e informar o interesse em participar do grupo. Mais informações: (48) 3267-3267.
Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento
Fotos: Marcia Peixe e Nasf/Divulgação