Eluísio Voltolini participa de evento em alusão aos 150 anos Colônia Príncipe Dom Pedro

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Eluísio Antônio Voltolini, representou o prefeito em exercício Josemar Guilherme Franzoi, no lançamento oficial da programação em comemoração ao ‘Sesquicentenário de Fundação da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro’, que ocorreu na terça-feira, 13 de dezembro, no Salão de Café do Hotel Gracher, em Brusque. A solenidade contou com a presença de autoridades de Brusque, Botuverá e Nova Trento.

Na ocasião, o historiador Paulo Vendelino Kons conduziu os trabalhos e apresentou um breve histórico da fundação da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro, que recebeu em 10 de março de 1867, 98 imigrantes provenientes dos Estados Unidos, entre eles, famílias de origem irlandesa e inglesa que haviam imigrado anteriormente para os EUA.

Paulo destacou que a instalação da sede da colônia ocorreu na confluência do Ribeirão Águas Claras com o Rio Itajaí Mirim e compreendia o território dos atuais municípios de Botuverá, Nova Trento  até a localidade do Krecker, em São João Batista e margem direita de Brusque.

Segundo o historiador, anos mais tarde, em 1869, a Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro foi unificada com a Colônia Itajhay e passou a receber mais de 11 mil imigrantes de língua italiana. “Com esta programação passamos fazer memória e colhemos bons frutos daqueles que desenvolveram essa Colônia. Viemos de um berço comum e depois 150 anos, estamos novamente reunidos”, disse Paulo Vendelino Kons.

Na sequência, o escritor Aloisius Carlos Lauth acrescentou informações sobre a colonização americana na região, tema de pesquisas que resultaram na publicação de obras, como o livro ‘Súditos da Rainha Vitória e ‘Os Colonos Ingleses de Santa Luzia’.

Lauth explicou que os primeiros imigrantes que habitaram as terras da colônia, já haviam deixado sua terra natal (irlandeses e ingleses) em virtude dos impactos sociais causados pela Revolução Industrial. “Eles imigraram por um só motivo, a fome. Foi a fome que fez com que eles imigrassem”, detalhou. Para o escritor os imigrantes daquela época e os atuais não foram e não são respeitados como deveriam, sofreram e sofrem com a exclusão e a falta de oportunidade.

O professor neotrentino, Juliano Mazzola apresentou parte da história do município de Nova Trento. Na oportunidade destacou o trabalho desenvolvido pelo sociólogo italiano, Renzo Maria Grosseli, que realizou um aprofundado estudo sobre o movimento imigratório dos trentinos, tiroleses, lombardos e vênetos no Brasil. Entre elas, as obras “Vencer ou Morrer” e “Nós tiroleses, súditos felizes de Dom Pedro II”. “É o momento de tirarmos da gaveta estas obras, pois ele veio para cá e recuperou a nossa história”, disse.

Para o professor a obra ‘Nós tiroleses, súditos felizes de Dom Pedro II’ apresenta uma desmistificação da ideia de que no Brasil, os imigrantes apenas passaram dificuldades e sofrimento. “Aqui eles construíram um novo mundo, tiveram terras para produzir e sustentaram as famílias”, informou Mazzola.

Em seguida, representantes da Igreja Católica, Igreja Evangélica Luterana, do Conselho de Pastores de Brusque e os presidentes da Casa de Brusque, do Instituto Aldo Krieger (IAK) e o vice-prefeito eleito de Brusque, José Ari Vequi e o prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, também fizeram uso da palavra. 

O secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento, Eluísio Antônio Voltolini, enfatizou que é um prazer para Nova Trento integrar a programação do ‘Sesquicentenário de Fundação da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro’. “Ficamos felizes em fazer parte desta programação”, relatou. Além disso, Voltolini citou as parcerias já existentes com o município de Brusque e região, focadas no turismo.

 

Programação completa:

 

Dia 05 de Março de 2017 – Domingo

09h – Solene Culto em Ação de Graças, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana Brusque – Centro

Dia 09 de Março de 2017 – Quinta-feira

15h35 – Recepção ao Príncipe Imperial do Brasil Dom Bertrand de Orleans e Bragança, no Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder e sobrevoo do rio Itajaí Mirim, da foz à nascente e hospedagem no Mosteiro Park Hotel.

19h30 – Recepção e jantar familiar.

 

Dia 10 de Março de 2017 – Sexta-feira

09h – Inauguração do marco do Sesquicentenário, na sede da então Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro (confluência do ribeirão Águas Claras com o rio Itajaí Mirim) em Brusque – Manifestação do Prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, e do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança.

09h30– Conferêncao Magna “A Construção da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro por centenas de imigrantes ingleses, estadunidenses, irlandeses, poloneses e mais de 11 mil de língua italiana” – historiadorPaulo Vendelino Kons e Escritor Aloisius Carlos Lauth.

10h30 – Deslocamento ao município de Botuverá

11h30 – Adoração ao Santíssimo Sacramento finalizado com o hino eucarístico Tantum Ergo Sacramentum(Tão Sublime Sacramento), composto por Santo Tomás de Aquino (1225-1274), entoado por Juliano Mazzola e integrantes da Banda Musical Padre Sabbatini e Bênção Solene, na Igreja Matriz de São José, em Botuverá.

12h – Oração do Angelus, na Igreja Matriz de São José, e Repique Simultâneo em todas as Igrejaslocalizadas no território das colônias imperiais Itajahy e Príncipe Dom Pedro (Brusque, Botuverá, Guabiruba, Nova Trento e comunidade Santo Agostinho do Krecker, em São João Batista).

12h30 – Almoço com alocução do Prefeito de Botuverá, Senhor José Luiz Colombi.

14h30 – Sobrevoo do território da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro.

16h – Sessão Solene da Câmara Municipal de Nova Trento, com pronunciamentos do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, do Prefeito de Nova Trento, Senhor Gian Francesco Voltolini, do Professor Juliano Mazzola e do Historiador Paulo Vendelino Kons, seguida de caminhada até o Cemitério Municipal, homenageando a todos os construtores da sesquicentenária história com a deposição de uma coroa de flores na lápide tumular de Hipólito Boiteux, por Dom Bertrand e o Prefeito de Nova Trento.

19h – Solene Missa em Ação de Graças, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ.

20h30 – Jantar, com alocução do prefeito de Nova Trento, senhor Gian Francesco Voltolini.

 

Dia 11 de Março de 2017 – Sábado

Manhã – Visita ao Santuário Santa Paulina, em Nova Trento.

15h – Santa Missa, seguida da Assembleia Fundacional da Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil, com a participação do Patrono da Associação, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança.

20h – Recepção e jantar familiar.

 

Dia 12 de Março de 2017 – Domingo

10h – Santa Missa, na Forma Extraordinária do Rito Romano (celebrada em latim), presidida pelo Padre Nivaldo Antonio Ceron, da Diocese de Tubarão, no Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, em Nova Trento.

12h – Almoço.

13h30 – Acompanhamento até o Aeroporto Internacional Hercílio Luz (Florianópolis/SC) e despedida de DomBertrand de Orleans e Bragança.

19h30 – Culto em Ação de Graças do Conselho de Pastores de Brusque – COPAB, na Igreja Evangélica Calvário (avenida Hugo Schlösser, Jardim Maluche/Brusque)

 

Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento
* Com informações do historiador Paulo Vendelino Kons*