Praça Orestes Paulo Montibeller é inaugurada no Claraíba

A noite de sexta-feira, 09, foi especial para os moradores do distrito de Claraíba, que receberam oficialmente a ‘Praça Orestes Paulo Montibeller’, a primeira da comunidade. A solenidade ocorreu nas dependências da Escola Municipal de Educação Básica João Bayer Sobrinho, junto com o encerramento do ano letivo.

Na ocasião, o prefeito em exercício, Josemar Guilherme Franzoi destacou a importância da obra para os moradores do distrito e agradeceu aos familiares do homenageado, que no passado, foi o doador do terreno em que a praça e a escola estão construídas. “A comunidade merecia um espaço de lazer, um local onde as nossas crianças pudessem brincar e as famílias se encontrarem”, disse o prefeito.

Josemar também ressaltou a necessidade dos moradores prezarem pela Praça, mantendo-a conservada. “Espero que todos façam bom uso e que ajudem a cuidar dela para que todos possam usufruir deste espaço”, enfatizou Josemar.

O evento também contou com a presença dos familiares do homenageado, moradores do distrito, além das autoridades municipais. O espaço fica ao lado da Escola Municipal de Educação Básica João Bayer Sobrinho, em frente ao Supermercado Karol e conta com parque infantil e uma academia ao ar livre, em uma área total de 529,20 m².

A obra foi executada pela empresa JV Empreendimentos e foi viabilizada através de um convênio firmado entre a Prefeitura e a ADR – Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque no mês de junho deste ano. O valor total da obra é de R$ 150 mil com recursos provenientes do Fundo Social.

Sobre Orestes Paulo Montibeller

Morador do distrito de Claraíba, nasceu em 10 de setembro de 1900, na cidade de Tijucas. Aos oito anos de idade passou a residir com a família de Guilhermina Bayer, sua tia, em Claraíba. Durante a adolescência trabalhou com o comerciante João Bayer Sobrinho, e, após casar-se com Laura Venske Montibeller, iniciou os trabalhos na lavoura. Da união com Laura nasceram quatro filhos: Helmuth, Eulina, Edite e Eulita. Nas terras do Claraíba, ele dedicou-se a produção de milho, tabaco, feijão entre outros produtos, além da produção de carvão, telhas e tijolos feitos à mão, destinados à comercialização.

Na comunidade envolvia-se nas ações em prol à Capela São José e a Igreja da Comunidade de Confissão Luterana. De acordo com a filha dele, Eulina Montibeller Wilcke, o pai frequentou a igreja católica até se casar, depois disso, passou participar das celebrações na Igreja Luterana. Porém, conviveu durante toda a vida em harmonia com ambas e sempre auxiliava nos eventos e em doações para a manutenção física das entidades.

Durante sua trajetória de vida, um fato marcante foi a doação de um terreno para antiga escola estadual do distrito. Segundo Eulina, a sede da escola era muita velha, então o pai comoveu-se com a situação e decidiu doar o terreno que possuía. Local, onde hoje encontra-se a toda a sede da Escola Municipal de Educação Básica João Bayer Sobrinho e agora a Praça do Distrito.

Texto e fotos: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento