Nova Trento é destaque nacional na adesão à Política Nacional de Resíduos Sólidos

Foi por meio de uma ligação telefônica, que o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento, Saulo Roberto Voltolini recebeu a notícia de que Nova Trento ocupava um lugar de destaque na adesão à Política Nacional de Resíduos Sólidos. “A jornalista Renata Vieira da Revista Exame entrou em contato para solicitar informações de como funcionava a coleta de lixo em Nova Trento. Além disso, destacou que o motivo da ligação era a 6ª colocação que o município alcançou no ranking nacional na coleta de resíduos”, informa Saulo.

O secretário explica que após este contato, foram repassadas todas as informações para a jornalista de como se procede a coleta de lixo orgânico e reciclável no município. “Diante dos desafios que encontramos no dia a dia, que são muitos, é um orgulho para toda a Administração Municipal saber que os neotrentinos aderiram e compreendem as exigências de separação do lixo”, acrescenta o secretário.

Com os dados de Nova Trento, a profissional produziu a reportagem “Um raio X do lixo – Um levantamento inédito mostra a péssima situação da gestão de resíduos na maioria das cidades brasileiras. Os bons exemplos, no entanto, apontam um caminho”, que circulou em uma edição especial da revista no mês de julho na página 86, e apontou a situação da gestão de resíduos nas cidades brasileiras.

Além de Nova Trento o Islu – Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana avaliou de mais de 1.700 municípios com menos de 250 mil habitantes. “Esta colocação nos incentiva a aperfeiçoar ainda mais a separação e coleta dos resíduos sólidos no município e a motivar os moradores de Nova Trento a continuarem realizando estes procedimentos corretamente, pois assim, contribuem para o meio ambiente, para a qualidade de vida e o município continuará como exemplo para as demais cidades”, finaliza Voltolini.

Esta é a primeira edição do estudo que tem o intuito de medir o grau de adesão das cidades à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê universalizar a coleta seletiva com o processamento de material reciclável e enviar apenas rejeitos a aterros sanitários até 2031. O índice foi realizado pelo Selur – Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana -, em parceria com a ABLP – Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública e a consultoria PWC – Pricewaterhouse Coopers.

Confira a classificação geral das dez primeiras cidades brasileiras:

 

1ª) Nova Esperança (PR)

População: 27.783

Índice: 0,900

 

2ª) Angelina (SC)

população: 5.109

Índice 0,886

 

3ª) Itaipulândia (PR)

população: 10.056

Índice 0,856

 

4ª) Severiano de Almeida (RS)

população: 3.902

Índice: 0,826

 

5ª) Vale Real (RS)

população: 5.499

Índice: 0,817

 

6ª) Nova Trento (SC)

população: 13.379

Índice: 0,815

 

7ª) Anitápolis (SC)

população: 3.256

Índice: 0,811

 

8ª) Itapuca (RS)

população: 2.341

Índice: 0,803

 

9ª) Nova Roma do Sul (RS)

população: 3.543

Índice: 0,803

 

10ª) Feliz (RS)

população: 13.068

Índice: 0,802

 

Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento