Neotrentinas estão atentas à prevenção contra o câncer

Surpreendente, é assim que podemos descrever a participação e o envolvimento das neotrentinas durante a campanha ‘Outubro Rosa’, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento no decorrer do mês de outubro. “Em relação aos anos anteriores observamos um aumento significativo na adesão de mulheres durante a campanha ‘Outubro Rosa’. Esta atitude irá refletir no diagnóstico precoce da doença, e consequentemente, na busca pelo tratamento e cura mais efetivos e rápidos”, ressalta Valéria.

Com um cronograma voltado à conscientização das mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero, as mulheres acreditaram na causa e deixaram seus afazeres para realizarem os exames e participarem de palestras informativas que ocorreram Unidades Básica de Saúde e nas empresas da cidade. “Nos quatro mutirões realizados durante a campanha contabilizamos 121 mulheres que realizaram os exames preventivos de útero e buscaram a prescrição para a realização de mamografias”, informa Valéria Moura, coordenadora do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

A Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento agradece todos os colabores da Administração Municipal que se envolveram na campanha e principalmente as mulheres que participaram efetivamente das ações propostas. A campanha Outubro Rosa 2016 foi organizada pelas equipes da Estratégia da Saúde da Família e o Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família e contou com o apoio voluntários da comunidade.

Sobre a programação

A programação oficial da campanha ‘Outubro Rosa’ em Nova Trento, iniciou no dia 06 de outubro, com palestras ministradas em empresas da cidade pela equipe do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família. No dia 11, as ações prosseguiram com a divulgação da campanha no ‘Terço das Mulheres’, promovido pela Paróquia São Virgílio e no grupo de ‘Atividade Física’, no Ginásio de Esportes da Apae.

Já no dia 13, ocorreu o projeto ‘Saúde na Empresa’, com palestras e entrega de materiais informativos. Além disso, foi realizado um mutirão de coleta de preventivos e mamografias na Unidade Básica de Saúde do Besenello, com horário especial das 18h às 20h.

A campanha também contou com ações no dia 15, do projeto ‘Saúde na Praça’, com orientações em saúde, distribuição de folders, verificação de pressão arterial e teste de glicemia. Na mesma ocasião, as neotrentinas tiveram a oportunidade de participar do mutirão de coleta de preventivos e mamografia na Unidade Básica de Saúde Madre Paulina, no Centro, com atendimento das 08h30 às 16h. Além disso, a empresa ‘O Boticário’, aderiu as ações e contribuiu com a distribuição de amostras grátis para as neotrentinas.

No dia 19, quarta-feira, a programação seguiu com uma visita ao grupo de idosos da Casa Dei Nonni Páscoa Voltolini, no bairro Trinta Réis e o projeto ‘Saúde na Empresa’ com palestras e entrega de materiais informativos. Na quinta-feira, 20, o destaque foi o evento destinado à beleza e saúde das mulheres com distribuição de amostras grátis de produtos e realização de maquiagens para participantes realizadas pela equipe da empresa Yes Cosmetics, além do mutirão de coleta de preventivos e mamografias, que ocorrem no horário especial das 18h às 21h.

A programação também ocorreu no dia, 25, no distrito de Aguti na Unidade Básica de Saúde e contou com a participação de aproximadamente 45 mulheres, que participaram de uma palestra, sorteio de brindes, entrega de mudas de flores e café da tarde.

No dia 27, a Unidade Básica de Saúde do Besenello realizou mais um mutirão de exames preventivos e prescrição de mamografias, com horário especial das 18h às 20h. O encerramento da campanha ocorreu na segunda-feira, 31, com um encontro na Unidade Básica de Saúde do Pitanga, com a presença de mais de 50 mulheres.

Fotos: Secretaria Municipal de Saúde