Prática do xadrez envolve comunidade escolar no Aguti

A prática de xadrez levou uma nova perspectiva à Escola Municipal de Educação Básica de Aguti e trouxe novos olhares para o jogo. Além de aprenderem as táticas, os alunos do 6º ao 9º ano propuseram novas atividades com o xadrez, como: teatro, lanche temático, resgate da história do jogo e a adaptação de um tabuleiro humano. “A iniciativa partiu dos alunos João Paulo Voltolini, Pedro Henrique Coelho e Carlos Alexandre Tomasi, pois o projeto em si, era voltado para as questões do raciocínio, pensamento lógico e autonomia”, destaca a psicopedagoga Michelle Ketrin de Melo.

A psicopedagoga Michelle informa ainda, que o projeto promoveu interação com outras disciplinas e proporcionou novos conhecimentos em torno do xadrez. “O que mais chamou a atenção foi por em prática o tabuleiro humano, onde os próprios alunos eram as peça do jogo. Para isso, exigia deles concentração, liberdade de expressão, criatividade, memória, atenção, raciocínio lógico e noções espaciais”, ressalta Michelle.

De acordo com a supervisora da Educação Especial, Hindyanara Antunes dos Passos Dalbosco, a motivação dos alunos sobre o tema foi impressionante. “O mais importante foi a iniciativa que tiveram em propor novas atividades que não estavam previstas no projeto. Tudo surgiu naturalmente e a comunidade escolar acabou se envolvendo”, informa a supervisora.

A iniciativa contou com a coordenação da psicopedagoga Michelle Ketrin de Melo e da professora do AEE – Atendimentos Educacional Especializado –, Jéssica Rambor, além do apoio da comunidade escolar do Aguti e da Secretaria Municipal de Educação através das profissionais de psicologia, Camila Formento de Melo e da supervisão de Ensino Fundamental, Janaína Taís Barauna.

Fotos: Secretaria Municipal de Educação