Projeto aborda ‘Alimentação Saudável’ na Educação Infantil

Com intuito de estimular o hábito de uma alimentação saudável entre os alunos do CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Padre Rossi, a instituição lançou um projeto que aborda o tema. A iniciativa envolve atividades pedagógicas realizadas a partir dos assuntos relacionados com a alimentação.  “O objetivo é estimular entre os alunos e as famílias o consumo de alimentos saudáveis, principalmente frutas, ampliando o acesso a sua variedade além de proporcionar conhecimento sobre elas”, explica Graziela Alves, coordenadora pedagógica do CMEI Padre Rossi.

Segundo a orientadora, um dos pontos alvos do projeto ocorreu no dia 09 de junho, com o lançamento do ‘Buffet de Frutas’. “Neste dia os alunos, pais, responsáveis, profissionais da Secretaria de Educação, professores e demais servidores do Centro de Educação Infantil tiveram oportunidade de participar do primeiro buffet e entender como irá ocorrer”, informa Graziela.

O evento ocorreu em dois momentos, no período da manhã e também durante a tarde. No período matutino, os alunos do pré-escolar orientados pela professora Maiara Boettner Peixe apresentaram a música “Come, que a mamãe fica contente”. Já no período vespertino da turma da professora Sandra Cipriani Darós, representaram a peça teatral intitulada “Sanduíche da Dona Maricota”. Ao término das apresentações os pais e responsáveis e crianças presentes no evento foram convidados a saborear um buffet de frutas, que fará parte do cardápio dos alunos a cada quinze dias durante o horário do lanche.

Graziela conta que durante os meses de maio, junho e julho, o tema ‘Alimentação Saudável’ integrará o dia a dia das crianças, com diversas atividades. “Os professores farão várias ações como, por exemplo: piquenique, visita de estudo, palestras, sanduíche, degustação de frutas, sacola da leitura, contação de histórias, caixa tátil para os alunos descobrirem as frutas, espetinhos de frutas, acompanharão de atividades da horta escolar entre outras ações”, destaca.

No decorrer do projeto, os alunos também participaram de uma palestra com a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Adriana Gonçalves Santos, sobre a alimentação saudável. Vale ressaltar que o projeto do CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Padre Rossi com conta o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Fotos: Arquivo/ CMIE Padre Rossi