Conselho Tutelar promove mobilização contra exploração sexual das crianças e dos adolescentes

O Conselho Tutelar de Nova Trento promoveu nesta manhã de quarta-feira, 18 de maio, uma mobilização em alusão ao ‘Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’. Entre às 8h e 10h desta manhã, as conselheiras estiveram na Rua Santo Inácio, no Centro, e entregaram informativos sobre o tema, além de orientar os motoristas sobre a importância de denunciar casos que envolvem crianças e adolescentes.

De acordo com os dados do Governo do Estado, nos últimos 12 meses, Santa Catarina registrou 692 casos de violência e abuso infanto juvenil. Para auxiliar no combate aos casos de violência contra as crianças e os adolescentes, os cidadãos podem utilizar o disque o ‘Disque 100’.

Sobre a data

O ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’ foi criada pela Lei Federal nº. 9.970/2000. A data foi escolhida em virtude da morte de uma menina de 8 anos que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo no dia 18 de maio de 1973. O corpo dela foi encontrado seis dias depois, carbonizado. Os agressores eram jovens de classe média alta. O fato ficou ficou conhecido como o “Caso Araceli”.