Comunidade escolar celebra o aniversário do Distrito de Claraíba

Estudantes, professores, pais se reuniram na manhã de quarta-feira, 27 de abril para o dia aniversário do distrito de Claraíba. Os estudantes do período matutino da Escola Municipal de Educação Básica João Bayer Sobrinho, de Claraíba celebraram a data com alegria e homenagearam o local onde moram com apresentações relacionadas ao tema.

A primeira atração da manhã trouxe a bela canção intitulada ‘Herdeiros do Futuro’, que contou coreografia dos alunos do 3º ano, da turma da professora Angelita Armelini. Na sequência, em alusão ao ‘Dia da Terra’ também celebrado neste mês e abordado em sala de aula, os alunos do 4°ano da professora Andressa Celis Souza explanou sobre a Ong EscolaAção, uma iniciativa que pretende realizar ações em prol da escola e da comunidade, principalmente com ações de conscientização ambiental.

Na terceira apresentação da manhã, a turma no 5° ano, da professora Isabel Costa encenou a história do distrito desde o dia de fundação com o nome Aliança até o tornar-se Claraíba. Além disso, houve a declamação de poemas sobre o distrito.

Sobre o distrito

Primeiramente foi chamado de Dezesseis, porque era o quilômetro dezesseis para quem se deslocava de Brusque a Nova Trento. Posteriormente foi denominado Aliança. O distrito foi criado oficialmente pela lei municipal nº 2, de 27 de abril 1895, com o nome de Aliança.

Porém, mais tarde em 31 de dezembro de 1943, o decreto lei estadual nº 941, estabelece a troca do nome no distrito de Aliança para Claraíba, devido a lei do presidente Getúlio Vargas, onde não poderia haver repetição de nomes em cidades ou vilas. Em Pernambuco havia um município chamado Aliança. A localidade, então, passou a se chamar Claraíba, porque existia na época uma árvore silvestre com este nome.

*Com informações do Arquivo sr. Irineu Busnardo*