Campanha de Vacinação contra Influenza inicia na próxima segunda-feira

A Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento, através do Setor de Vacinação informa aos neotrentinos que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terá início oficialmente na próxima segunda-feira, dia 25 de abril. De acordo com a vacinadora, Sônia Moresco, os atendimentos serão realizados na Unidade Básica de Saúde Madre Paulina, no Centro, no horário das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. “É importante que as pessoas não esquecem de apresentar o cartão nacional do sus e a caderneta de vacinação”, explica Sônia.

A campanha contará também com o ‘Dia D’ de mobilização para vacinação do público-alvo, que está agendada para o dia 30 de abril. Neste dia, todas as Unidades Básicas de Saúde de Nova Trento estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar para almoço. Informações sobre a prevenção da doença também serão repassadas à população nos grupos dos Hipertensos e Diabéticos, promovidos pelo Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

De acordo com o Ministério da Saúde, integram o público-alvo desta mobilização: crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

Segundo Sônia, recomenda-se: lavar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir alimentos, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

* Com informações: Ministério da Saúde*