Projeto comemora 80 anos da Escola Professor Francisco João Valle

Para celebrar os 80 anos de fundação da Escola Municipal de Educação Básica Francisco João Valle, no bairro Trinta Réis, os professores Malcon Gustavo Tonini e Jucilânia Tamanini desenvolveram junto com a equipe pedagógica o projeto ’80 anos de história’. O projeto de caráter pedagógico, além de festivo, tem o objetivo de apresentar aos estudantes e a comunidade o contexto mundial em que a história transcorreu através de uma viagem no tempo. Todas as turmas da escola estão envolvidas nas ações.

De acordo com os professores Malcon e Jucilânia, a iniciativa envolve muita inspiração, criatividade, e proporciona aos estudantes muito conhecimento. A primeira apresentação ocorreu dia 29 de março, e contemplou os anos de 1936 a 1945, com palestras, representação de dramas e tragédias, figurino, dança, música, artes plásticas. Durante a semana também foram projetadas nos intervalos das aulas, imagens e músicas das décadas.

Com intuito de contar com participação da comunidade escolar, um roteiro foi criado e dividido por décadas. Nesta metodologia são explorados temas ligados à política, economia, cultura, tecnologia e religião. Além disso, os professores abordam os temas durante o mês e sempre na última semana ocorrem apresentações para toda a comunidade escolar.

De acordo com os professores, o que enaltece todo o trabalho, é saber que cada estudante de maneira diferente, tem a possibilidade de levar para casa, conhecimento e informação de uma maneira prazerosa.

Fotos: Professora Jucilânia Tamanini