Secretaria de Estado da Saúde alerta para casos de caxumba

A Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento, através do setor de imunização recebeu uma normativa da Secretaria de Estado da Saúde que alerta para os casos de ‘Caxumba’ em Santa Catarina. Por este motivo, a recomendação é para que as pessoas que ainda não tomaram a vacina, procurem a Unidade Básica de Saúde Madre Paulina, no Centro para realizar o procedimento.

Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, todas as crianças e adolescentes até 19 anos de idade devem ter duas doses de vacina com os componentes do sarampo, caxumba e rubéola. Indivíduos de 20 a 49 anos de idade que não apresentarem comprovação vacinal devem receber uma dose da vacina tríplice viral.

 

Sobre a doença

A Caxumba é uma doença viral que se caracteriza por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares. Cerca de 1/3 das infecções podem não apresentar aumento, clinicamente aparente, dessas glândulas.

A transmissão ocorre por via aérea, disseminação de gotículas, ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas. A imunidade é de caráter permanente, sendo adquirida por infecções inaparentes, aparentes ou após imunização ativa. O período de incubação é de 12 a 25 dias, sendo, em média, de 16 a 18 dias. O período de transmissibilidade varia entre 6 a 7 dias antes das manifestações clínicas até 09 dias após o surgimento dos sintomas.

 

Sobre o diagnóstico

O diagnóstico da doença é feitos por meio de testes sorológicos ou de cultura para vírus, porém não são utilizados na rotina. Não existe tratamento específico, indicando-se apenas repouso, analgesia e observação cuidadosa quanto à possibilidade de aparecimento de complicações. O Sistema Nervoso Central, com frequência, pode estar acometido sob a forma de meningite asséptica, quase sempre de evolução benigna e que não deixa sequelas, mas raramente pode ocorrer encefalite. Nos casos que cursam com meningite asséptica e encefalites, o tratamento é sintomático. Pode ocorrer também, inflamação dos ovários (ooforite) e, raramente, pancreatite.

Além dessas complicações, pode ocorrer a orquite, que é uma inflamação aguda ou crônica do(s) testículo(s) (uni ou bilateral) que, se não tratada adequadamente ou a tempo, pode levar à impotência ou à esterilidade.

 

Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Informações: Ministério da Saúde