Santuário Santa Paulina tem programação da Semana Santa

Uma programação com celebrações diárias, vigília e adoração é a proposta do Santuário Santa Paulina, para a Semana Santa 2016, que ocorre de 20 a 27 de março. As celebrações do Domingo de Ramos, transmitidas pelas TVs, no dia 20 de março, abrirão oficialmente a Semana Santa, com missa às 6h pela TV Aparecida e às 9h45 pela Rede Século 21.  Às 9h30 vai ao ar pela mesma emissora, o programa ‘Voz do Santuário’ e, em todas as celebrações do dia, que ocorrem também às 8h, 14h e 16h, haverá a bênção dos ramos.

Para a quinta-feira santa, dia 24 de março, estão agendadas duas Celebrações da Palavra, que ocorrem às 11h e às 15h. A tradicional Missa da Ceia do Senhor ou ‘lava pés, como é tradicionalmente chamada, ocorre às 20h, na igreja Matriz da Paróquia São Virgílio. Das 22h a meia-noite, haverá adoração ao Santíssimo, na Capela Nossa Senhora de Lourdes, no Santuário.

A programação da sexta-feira santa inicia às 5h com a Celebração do Pão e Água, na Capela Nossa Senhora de Lourdes, com o objetivo de acolher os fiéis, que passaram a noite em peregrinação. Às 8h ocorre no percurso que dá acesso ao Calvário do Santuário (ao lado do cemitério) a Via Sacra e às 10h, no templo do Santuário, uma preparação para os fiéis que desejarem receber o Sacramento da Reconciliação. A Celebração da Paixão, que é o ponto alto da sexta-feira santa, está marcada para às 15h e a celebração das ‘Sete palavras de Jesus’ encerra a programação do dia, às 19h.

No sábado santo, haverá às 11h e 15h a celebração do Ofício das Dores, que relembra por meio de cânticos, palavras e gestos dos sentimentos de Maria, diante de Jesus crucificado. Finalmente às 20h, celebra-se a Vigília Pascal com o ascendimento do fogo novo e do Círio Pascal. Já no Domingo de Páscoa, dia 27, a Missa da Ressurreição do Senhor será celebrada em quatro horários, às 8h, 10h, 14h e 16h, encerrando a programação da semana santa, no Santuário Santa Paulina.

Para os oito dias de programação a diretoria do Santuário espera uma grande movimentação de fiéis. Segundo Marcos Jaboski, coordenador de sustentabilidade do Santuário, são esperados mais de 20 mil peregrinos ao longo da semana, que antecede a Páscoa. Para Ir. Anna Tomelin, diretora do Santuário, a programação oferecida tem o objetivo de tornar propício o período de oração e o encontro com Deus: “Pensamos em tudo para que os fiéis vivenciem a semana santa e a sintam como oportunidade de reconciliação pessoal, de silêncio interior e contemplação do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus”.

Texto: Andrieli Minatti – Comunicação e Marketing – Santuário Santa Paulina.